Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Um país que se queixa do envelhecimento é um país sem futuro

O economista e antigo ministro Augusto Mateus afirmou hoje que um país que se queixa do envelhecimento "é um país sem futuro" e que "não faz sentido" Portugal lamentar-se por a sua população ter "ganho 15 anos de vida".

Um país que se queixa do envelhecimento é um país sem futuro
Notícias ao Minuto

20:46 - 23/09/14 por Lusa

Economia Augusto Mateus

O país "não se pode queixar do envelhecimento da população. Um país que se queixa do envelhecimento é um país sem futuro", criticou Augusto Mateus.

O economista falava durante a sua apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região de Coimbra 2014-2020, durante a cerimónia de instalação do Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal da Região de Coimbra, que decorreu no auditório da Fundação Centro de Estudos e Formação Autárquica.

O ex-ministro da Economia sublinhou que o país atravessa "dificuldades" na questão da demografia, defendendo que esse "problema" tem de ser enfrentado.

Augusto Mateus frisou ainda a "derrota" de Portugal no passado ao utilizar "modelos muito simples de desenvolvimento económico e social" que não acrescentaram valor.

O país "não prestou atenção suficiente à criação de riqueza através da cultura e do conhecimento. Se formos pelos postos de trabalho de salários baixos não temos grandes futuro. É mais atrativa a remuneração dos muitíssimo qualificados do que dos salários baixos", asseverou.

Segundo Augusto Mateus, o plano estratégico hoje apresentado "tem muito de exigência", assim como de "rutura com o passado recente".

Por diversas vezes, o ex-ministro falou da necessidade de territorialização das políticas públicas, apontando a "valorização e gestão dos recursos endógenos", a transformação de Coimbra como "polo de inovação" e o reforço da "coesão e inclusão social" como as áreas de intervenção prioritárias para a região.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro de Almeida, também presente na iniciativa, considerou que o próximo programa de fundos europeus, designado "Portugal 2020", será um "passo muito importante para favorecer a cooperação entre municípios".

No próximo programa, haverá uma aposta no "combate pela coesão e pela territorialização das políticas", referiu.

Manuel Castro de Almeida disse ainda esperar que em outubro os programas operacionais estejam finalizados, de forma a poder abrir parte dos concursos aos fundos do Portugal 2020 "em novembro, para haver movimentações financeiras ainda em 2014".

O secretário de Estado apelou a alguma rapidez no encerramento de projetos relativos ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN, anterior programa de fundos comunitários), de forma a se poderem aplicar "as sobras" desse mesmo programa.

A cerimónia contou ainda com as presenças da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, Ana Abrunhosa, do presidente da Comunidade Intermunicipal da região de Coimbra, João Ataíde, e do presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório