Os pedidos de limpeza de terrenos sobem 15% em maio, mas os profissionais escasseiam no Interior, de acordo com dados da Fixando, divulgados esta quarta-feira. A tendência de subida dos preços é transversal a todo o país.
"A plataforma registou um aumento de 11% na procura por serviços de limpeza de terrenos nos primeiros quatro meses de 2025, face ao mesmo período de 2024. Só no início de maio, a procura cresceu 15% em relação a abril, refletindo uma maior sensibilização para a prevenção de incêndios e o cumprimento das obrigações legais", pode ler-se num comunicado.
Segundo a plataforma de contratação online de serviços em Portugal, o Interior do país regista falhas significativas na resposta: 95% dos pedidos em Bragança ficaram por responder.
Os distritos com maior número de pedidos registados foram Lisboa (19%), Setúbal (17%) e Porto (13%), seguidos por Santarém, Coimbra e Leiria, segundo a plataforma.
Em termos de crescimento face a 2024, destacam-se Braga e Guarda, com aumentos superiores a 60% na procura. No que respeita à oferta, Coimbra e Leiria registaram subidas de 126% e 111%, respetivamente, sinalizando o aumento de profissionais disponíveis.
Leia Também: Chef revela truque que 'salva' qualquer prato que pareça perdido