Portugal pode antecipar meta de 80% de renováveis na eletricidade em 2025

A ministra do Ambiente e Energia anunciou hoje que Portugal deve antecipar em um ano a meta de integrar 80% de energias renováveis na sua produção elétrica.

Notícia

© Lusa

Lusa
27/05/2025 15:26 ‧ há 10 horas por Lusa

Economia

Eletricidade

Esta meta estava originalmente estabelecida para 2026 no âmbito do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC), que também prevê uma redução de 55% nas emissões de gases com efeito de estufa até 2030.

 

"Temos registado resultados muito positivos nos primeiros meses deste ano", afirmou Maria da Graça Carvalho, à margem II Conferência de Energia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O aumento da energia hídrica e eólica tem sido determinante, levando a ministra a considerar que "é muito provável que, ainda este ano, Portugal atinja essa meta inicialmente prevista para 2026".

Em 2024, as fontes renováveis representaram 71% da eletricidade consumida - o valor mais elevado de sempre - com destaque para a energia hídrica (28%), seguida da eólica (27%), solar fotovoltaica (10%) e biomassa (6%).

A eletricidade produzida por fontes não renováveis, principalmente gás natural, correspondeu a apenas 10% do consumo, enquanto o restante foi suprido por importações, que atingiram um recorde de 10,5 TWh.

Leia Também: Causas do apagão "excecional e grave" continuam em aberto (um mês depois)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas