A Segurança Social anunciou, na quinta-feira, o lançamento de um simulador que revela a que apoios sociais ou subsídios pode ter direito. "Trata-se de uma nova ferramenta digital que pretende simplificar o acesso à informação sobre as prestações sociais disponíveis", explica o Instituto da Segurança Social (ISS).
"Com um funcionamento intuitivo, o simulador permite ao cidadão conhecer, de forma simples e rápida, a que prestações sociais pode eventualmente ter direito, com base nos dados introduzidos, não sendo o resultado vinculativo", explica ainda o ISS.
Pode aceder ao simulador das prestações sociais através deste link.
O que vai precisar?
Segundo o ISS, para poder responder às perguntas do simulador da forma mais correta possível, irá precisar de algumas informações, as quais pode consultar aqui ao iniciar o preenchimento, que demora, em média, sete minutos.
"Este simulador abrange a maioria das prestações da Segurança Social. Os resultados apresentados dependem exclusivamente dos dados que introduzir e não são vinculativos", ressalva o organismo.
Além disso, as "prestações apresentadas nos resultados das simulações respeitam à pessoa que está a efetuar a simulação e respetivos dependentes", sendo que "para os restantes elementos do agregado familiar saberem as prestações a que podem ter direito, como por exemplo o subsídio de desemprego, devem ser os próprios a simular".
"Se reside, trabalha ou trabalhou no estrangeiro, os resultados desta simulação podem não refletir com precisão a sua situação específica", é ainda referido.
Leia Também: Dia de greve e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia