Renováveis abastecem 90% do consumo de eletricidade em abril

A produção renovável abasteceu 90% do consumo total de eletricidade no país em abril, devido às condições meteorológicas favoráveis, especialmente para a produção hidroelétrica, avançou hoje a REN - Redes Energéticas Nacionais.

Notícia

© Getty Images

Lusa
02/05/2025 14:10 ‧ ontem por Lusa

Economia

REN

Em abril, mês com elevado nível de precipitação em grande parte do território nacional, a produção hidroelétrica, que utiliza a água dos rios e barragens para gerar eletricidade, registou um índice de produtibilidade de 1,52 (média histórica igual a 1).

 

A produção de energia eólica também teve um bom desempenho, com um índice de 1,10, enquanto na energia solar o índice não ultrapassou os 0,67, apesar do aumento consistente da potência instalada respetiva, salientou a REN.

A produção de energia não renovável foi responsável por abastecer 8% do consumo, enquanto os restantes 2% foram supridos por energia importada.

Em abril, o consumo de eletricidade aumentou 0,9% face ao mesmo mês do ano anterior, ou 3,4% com correção dos efeitos da temperatura e número de dias úteis, e para o período de janeiro a abril, o consumo apresentou um crescimento de 2,3% face ao período homólogo anterior, valor que se mantém mesmo após a correção da temperatura e dos dias úteis.

"Este é o consumo mais elevado de sempre verificado no sistema nacional para este período, 0,8% acima do anterior máximo registado em 2010", realçou a REN.

Nos primeiros quatro meses do ano, o índice de produtibilidade hidroelétrica situou-se em 1,44, o de produtibilidade eólica em 1,04 e o de produtibilidade solar em 0,74, tendo a produção renovável abastecido 83% do consumo - distribuída entre hidroelétrica (40%), eólica (29%), fotovoltaica (8%) e biomassa (5%) -, a produção a gás natural 11% e as importações os restantes 6%.

No mercado de gás natural, o consumo aumentou 4,2%, em termos homólogos, impulsionado pelo segmento de produção de eletricidade, que cresceu 4,5 vezes em comparação com o período homólogo.

O segmento convencional, porém, manteve a tendência de redução dos consumos, com uma queda de 11% face a abril de 2024.

Leia Também: PSI em baixa com EDP a descer mais de 7% e EDP Renováveis a cair 2%

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas