Idade, qualificações e salários: O perfil-tipo do trabalhador em 2025

Saiba como mudou o perfil do trabalhador português em 25 anos.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
01/05/2025 09:00 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Economia

Perfil

Mais idade, maior paridade, mais qualificações e melhores salários: foi assim que evoluiu o perfil-tipo do trabalhador em Portugal nos últimos 25 anos, de acordo com uma análise divulgada pela Randstad, no âmbito do Dia do Trabalhador, que se assinala esta quinta-feira, 1 de maio. 

 

"Existem já quase tantas mulheres quanto homens no mercado de trabalho em Portugal. A maior fatia dos trabalhadores portugueses tem entre 45 e 55 anos, terminou um curso superior e tem uma atividade profissional intelectual ou científica, pela qual recebe um salário médio mensal de 1.184€. Este é o perfil-tipo do trabalhador em Portugal em 2025", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

De acordo com a análise, "se recuarmos até ao ano 2000, a única característica que se mantém é a concentração de trabalhadores na região Norte do país".

"Há 25 anos, 55,1% dos trabalhadores eram homens (hoje estamos próximos da paridade) entre os 25 e os 34 anos, a maioria (34,7%) tinha apenas o 1º ciclo do ensino básico e trabalhava na indústria ou na construção", pode ler-se.

Significa isto que, "nos últimos 25 anos, Portugal assistiu a um envelhecimento acentuado da força de trabalho. O grupo etário 45-54 anos tornou-se o mais representativo, ultrapassando os jovens adultos. Em 2000, os jovens entre os 16 e 24 anos representavam 12,7% da população empregada. Em 2025, essa percentagem caiu para apenas 6%".

Além disso, "a escolaridade da população ativa sofreu uma autêntica revolução", já que "a proporção de profissionais com ensino superior saltou de 9,4% em 2000 para 34,6% em 2025".

Também o "rendimento médio nominal da população empregada por conta de outrem em Portugal registou um aumento superior a 120% ao longo dos últimos 25 anos".

"Ainda assim, o crescimento foi desigual: setores como a agricultura e as Forças Armadas tiveram aumentos superiores a 120%, enquanto profissões altamente qualificadas cresceram abaixo da média", conclui a mesma análise. 

Leia Também: 1.º de Maio. UGT concentra-se no Jamor, CGTP tem iniciativas pelo país

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas