Procurar

Tarifas? UE está "muito longe de um acordo" com os Estados Unidos

O ministro francês das Finanças, Eric Lombard, disse hoje que a União Europeia e os Estados Unidos estão "ainda muito longe de um acordo" sobre as tarifas, no âmbito da guerra comercial lançada por Donald Trump.

Tarifas? UE está "muito longe de um acordo" com os Estados Unidos

© Kayla Bartkowski/Getty Images

Lusa
24/04/2025 20:02 ‧ há 4 meses por Lusa

Economia

França

"Não vamos esconder que ainda estamos longe de um acordo", afirmou o ministro em Washington, à margem das reuniões de primavera do FMI e do Banco Mundial, citado pela AFP, referindo-se às suas conversações "calorosas" com responsáveis americanos.

 

Washington já impôs 10% de direitos aduaneiros adicionais aos produtos europeus que entram nos Estados Unidos, sendo que Trump ameaça aumentar esta sobretaxa para 20%. Além disso, impôs direitos aduaneiros de 25% sobre o aço, o alumínio e os automóveis.

O governante referiu que esta semana se encontrou com Kevin Hassett, o principal conselheiro económico da Casa Branca, e Howard Lutnick, o secretário do Comércio dos EUA, bem como com o seu homólogo Scott Bessent nas reuniões entre os ministros das Finanças em Washington.

"Senti o desejo dos nossos interlocutores de avançarem o mais rapidamente possível", disse, afirmando que os europeus foram descritos como "amigos e aliados" no contexto destas negociações. 

Eric Lombard referiu que, durante o seu encontro com Howard Lutnick, foram abertos "vários domínios de trabalho" para eliminar os obstáculos ao comércio entre os dois parceiros.

"Estamos a tentar encontrar temas sobre os quais possamos avançar de forma útil", acrescentou, afirmando que estava a tentar sair de "uma situação algo bloqueada".

Eric Lombard considera que as novas tarifas aduaneiras afetam sobretudo a economia dos Estados Unidos. "Esperamos que este impacto interno leve a administração a propor ajustamentos", disse. 

"Queremos que os direitos aduaneiros regressem à situação anterior e, se possível, ainda mais baixos", sublinhou.

O ministro constatou também uma "mudança de ambiente" desde a sua última visita a Washington, onde acompanhou o Presidente francês Emmanuel Macron.

A União Europeia está há semanas a tentar encontrar uma solução para o diferendo comercial desencadeado por Donald Trump pouco depois do seu regresso à Casa Branca, com o Presidente norte-americano a acusar os parceiros comerciais dos Estados Unidos de "roubarem" o seu país.

Leia Também: Ministro confiante em acordo EUA-UE que não prejudique economias

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10