Procurar

Governo pagou 1.ª tranche para incentivos ao uso dos transportes públicos

O Governo anunciou hoje que transferiu para as autoridades de transporte 109,8 milhões de euros (ME), a primeira parcela da verba de 439 ME que em 2025 foi atribuída ao apoio do uso de transportes públicos coletivos pelos cidadãos.

Governo pagou 1.ª tranche para incentivos ao uso dos transportes públicos

© Global Imagens

Lusa
21/03/2025 16:26 ‧ há 5 meses por Lusa

A transferência, através do Fundo Ambiental, foi feita esta semana para as áreas metropolitanas e comunidades intermunicipais do continente, que são as autoridades locais de transporte, no âmbito dos pagamentos do programa Incentiva+TP, criado para permitir que os preços dos transportes, nomeadamente dos passes sociais, sejam mais baratos para os utentes.

 

Além destas medidas para promover o uso dos transportes públicos coletivos, a verba também apoia as áreas metropolitanas a melhorarem a oferta de transportes.

Para 2025, os ministérios das Infraestruturas e Habitação, do Ambiente e Energia e das Finanças fixaram a verba total de 439 ME para promover o transporte público coletivo, mais quase 30 ME em relação ao ano anterior, quando foi de 410 ME.

O Programa Incentiva+TP resultou da fusão do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), do Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público (PROTransp) e das verbas extraordinárias anteriormente alocadas ao financiamento dos transportes (extra-PART).

Este programa destina-se a financiar medidas de promoção do transporte público coletivo, que têm permitido a redução dos preços dos passes urbanos nos transportes públicos dos últimos anos, através do financiamento das competências das autoridades de transportes e dos operadores de transportes públicos.

[Notícia atualizada às 17h31]

Leia Também: Governo autoriza mais de 1,3 mil milhões para projetos em Ambiente

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10