Wall Street fecha em forte queda afetada pela guerra comercial lançada por Trump

A bolsa nova-iorquina encerrou em forte baixa, afetada pelos desenvolvimentos na guerra comercial lançada por Donald Trump, com os investidores receosos com as consequências na economia dos EUA.

New York Stock Exchange reacts to tariffs on goods from Canada and Mexico

© Lusa

Lusa
13/03/2025 23:05 ‧ 13/03/2025 por Lusa

Economia

Bolsas

Os resultados da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Indiustrial Average recuou 1,30% e o tecnológico Nasdaq 1,96%. Ao perder 1,39%, para os 5.521,52 pontos, o alargado S&P500 entrou no que se designa por zona de correção, o que significa que está a perder pelo menos 10% desde o seu máximo anterior, que estabeleceu em 19 de fevereiro.

 

A praça bolsista foi perturbada fortemente pela "ameaça nova de taxas alfandegárias, a incerteza sobre as represálias (subsequentes) e em consequência a possibilidade de uma recessão", resumiu Sam Stovall, da CFRA, em declarações à AFP.

Trump ameaçou hoje a União Europeia (UE) de impor taxas alfandegárias de 200% sobre as suas bebidas alcoólicas, se as taxas anunciadas por Bruxelas de 50% sobre o whisky dos EUA não fossem retiradas.

Desde o seu regresso à Casa Branca, Trump lançou uma série de ataques comerciais, tanto contra aliados, como contra concorrentes, afirmando que os EUA eram tratados de forma injusta no comércio internacional.

A UE anunciou na quarta-feira taxas alfandegárias sobre vários produtos exportados pelos EUA, como o bourbon, as motos e os navios, em represália pelas taxas alfandegárias de 25% sobre o aço e o alumínio.

Desde há semanas que a praça nova-iorquina navega à vista, em função dos anúncios e das reviravoltas sobre as taxas alfandegárias, mas "o problema é que nunca sabemos exatamente até onde é que isto vai", adiantou Stovall.

Leia Também: Wall Street inicia a sessão em baixa pressionada pela guerra comercial

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas