Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Controlinveste não avançará com mais despedimentos coletivos

O presidente executivo da Controlinveste Conteúdos, Victor Ribeiro, garantiu hoje que o grupo não vai avançar com mais despedimentos coletivos e adiantou que o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias vão ser alvo de uma reformatação.

Controlinveste não avançará com mais despedimentos coletivos
Notícias ao Minuto

13:34 - 09/09/14 por Lusa

Economia Presidente Executivo

"Não temos no horizonte nenhum adicional despedimento coletivo, agora o que podemos fazer é pequenas afinações, até porque há pessoas que se voluntariam", disse aos jornalistas o presidente da Controlinveste Conteúdos, proprietária dos jornais Diário de Notícias (DN), Jornal de Notícias (JN), O Jogo e rádio TSF, entre outros.

Victor Ribeiro falava após a apresentação da nova grelha da TSF, que hoje decorreu na Fundação Portuguesa das Comunicações, onde o responsável desvendou um pouco da nova estratégia do grupo.

Questionado sobre eventuais novas rescisões, o presidente executivo da Controlinveste Conteúdos reforçou: "Em massa já não, assim já estaríamos a danificar os nossos produtos, uma coisa é racionalizar, outra é exagerar".

Quanto ao despedimento coletivo de 140 pessoas, das quais cerca de 60 são jornalistas, Victor Ribeiro afirmou que está "a seguir o curso normal", informando que os pagamentos ainda não foram feitos, tendo em conta que a lei especifica prazos que têm de ser cumpridos e que têm de ser adotadas decisões por determinadas entidades.

"Vai ser esta época de setembro e outubro em que as coisas vão, de facto, acontecer em respeito absoluto pelos prazos legais e pelas decisões da autoridade do trabalho, entre outras", disse, sublinhando que o despedimento coletivo não é nada de que o grupo se orgulhe, mas é necessário.

A somar ao despedimento dos 140 trabalhadores, foram feitas 20 rescisões amigáveis, tendo os trabalhadores já saído do grupo.

Em junho, a administração da Controlinveste Conteúdos divulgou em comunicado ter dado início ao processo de corte de custos com efeitos imediatos e explicou que, além da reestruturação de pessoal em curso, tinham sido "identificadas algumas rubricas que permitirão uma poupança de 5,5 milhões de euros equivalentes anuais".

Hoje, Victor Ribeiro adiantou que "as poupanças já foram conseguidas" e "andarão próximas dos 4 a 5 milhões de euros".

Victor Ribeiro adiantou que a Controlinveste Conteúdos tem uma estratégia que assenta em três grandes pilares: o crescimento rentável, sendo que o grupo quer crescer no mercado português mas vai também apostar no mercado da Lusofonia, a inovação e a qualidade dos produtos e a eficiência operacional, "conhecida como racionalização de custos e redução do endividamento".

Sobre a aposta na lusofonia, o responsável não adiantou mais pormenores, mas avançou que vai fazer uma "reformatação" do segmento-alvo do DN e do JN, sem acrescentar pormenores, já que "ainda não é o momento para falar" e que "a nova equipa e direção têm uma palavra importante a dizer".

"Vamos fazer estudos detalhados para refocalizar o DN e o JN melhor ainda na sua audiência, fazer crescer audiências e a circulação. Queremos tornar os nossos produtos melhores e investir mais no seu crescimento", frisou, acrescentando apenas que "os acionistas estão a estudar vários cenários de crescimento".

Durante a sua intervenção na apresentação da nova grelha da TSF, o responsável afirmou que "os títulos vão ser mais focados, atrativos e irresistíveis".

O grupo vai ainda fazer uma aposta no digital que, por um lado, permita melhorar a oferta corrente, ou seja, os 'sites', e, por outro lado, mais a prazo está a pensar num novo modelo de negócio digital que seja mais rentável.

Os pormenores ficaram por saber, nomeadamente no que diz respeito a uma eventual mudança de imagem ou a futuros conteúdos pagos.

Quanto à nova direção do JN, o responsável nada disse e remeteu para daqui a "duas ou quatro semanas" a divulgação dos nomes da nova equipa.

Questionado sobre a estratégia para a agência Lusa, onde o grupo detém 23%, Victor Ribeiro afirmou: "Não há nada previsto no horizonte, não está prevista alteração de coisa nenhuma".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório