Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

KPMG insiste que BdP foi alertado sobre BES antes do que diz

A KPMG adiantou que havia avisado o vice-governador do Banco de Portugal, Pedro Duarte Neves, acerca do crescendo de problemas do BES, numa reunião a 16 de julho. O vice-governador do Banco de Portugal, Pedro Duarte Neves, refutou esta versão no passado fim de semana, garantindo que de nada sabia. A KPMG reitera hoje que lançou o alerta.

KPMG insiste que BdP foi alertado sobre BES antes do que diz
Notícias ao Minuto

08:04 - 09/09/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Auditoria

O ‘diz que disse’ no que à crise do BES diz respeito continua, pois, a fazer correr muita tinta.

A edição do Diário Económico desta terça-feira dá conta da reação da KPMG ao comunicado do vice-governador do Banco de Portugal (BdP), Pedro Duarte Neves, certificando: “Confirmamos a realização da reunião no passado dia 16 de julho. Nesta reunião, foi dada a indicação ao BdP de que a KPMG tinha identificado uma situação de recompra das obrigações detidas por clientes com perdas para o BES e que esta matéria estava ainda a ser investigada naquela data, pelo que logo que tivesse conclusões as mesmas iriam ser reportadas”.

O presidente da auditora, Sikander Sattar, assegura ainda ao Diário Económico que não só a KPMG avisou o BdP, como também o fez a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Duarte Neves, por seu turno, salientou que o problema foi apenas “brevemente mencionado pela KPMG”, fazendo sobressair que não foi fornecida “uma descrição completa” nem referida “qualquer ordem de grandeza para eventuais perdas nas contas semestrais”. Assim, concretiza só ter tomado conhecimento do calamitoso cenário oito dias antes de ter sido apresentada uma solução.

A auditora sinalizou o esquema que culminaria no colapso do banco presidido por Ricardo Salgado no primeiro semestre de 2014, sendo que a 30 de julho foram apresentados prejuízos históricos pela instituição bancária (3,57 mil milhões de euros), acelerando o resgate, anunciado pelo regulador a 3 de agosto.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório