Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Proteger o ambiente pode melhorar clima económico

A grande maioria dos portugueses (91%) concorda que a proteção do ambiente e o uso eficiente dos recursos naturais (89%) podem promover o crescimento económico, segundo um inquérito Eurobarómetro, hoje divulgado.

Proteger o ambiente pode melhorar clima económico
Notícias ao Minuto

12:17 - 08/09/14 por Lusa

Economia Eurobarómetro

Segundo o Eurobarómetro, dedicado ao ambiente, a média da União Europeia (UE) que associa a proteção do ambiente e a boa utilização de recursos ao crescimento económico é de 74% e 79%, respetivamente.

No que respeita ao centro de decisão sobre proteção ambiental, 76% dos portugueses defendem que deve ser partilhada a nível nacional e comunitário (UE 60%), contra 21% que consideram ficar mais bem entregue ao governo nacional (UE 36%).

Questionados sobre o modo mais eficaz de resolver problemas ambientais, quase metade dos inquiridos em Portugal (46%) é favorável ao endurecimento das multas aos infratores (UE 40%), seguindo-se nas preferências nacionais uma maior informação sobre temas desta área (33%, contra UE 31%).

A adoção de legislação mais rigorosa é defendida por 32% dos portugueses (UE 25%), enquanto 31% consideram que as leis em vigor devem ser mais bem aplicadas (UE 30%).

A poluição atmosférica é a principal preocupação dos inquiridos portugueses (66%, contra UE56%), seguindo-se a das águas (51%, contra UE 50%), problemas de armazenamento de água e o aumento da produção de lixo (ambas com 48%, mas com 27% e 43% de respostas na média europeia)

Em Portugal, foram entrevistadas pessoalmente 1.008 pessoas, num trabalho de campo que decorreu entre 26 de abril e 06 de maio.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório