Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Europa vai sair da crise "mais forte", diz presidente do Conselho Europeu

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, afirmou domingo, em Oslo, que a Europa vai sair da actual crise “mais forte” e voltará a ser um “símbolo de esperança”.

Europa vai sair da crise "mais forte", diz presidente do Conselho Europeu
Notícias ao Minuto

13:50 - 09/12/12 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Economia Oslo

Herman Van Rompuy admite que “a Europa está a atravessar um período difícil”, mas considera que os países europeus vão “sair destes tempos de recessão e crise mais fortes”.

“Queremos que a Europa seja outra vez um símbolo de esperança”, acrescentou o presidente do Conselho Europeu, sublinhando que a delegação da UE está em Oslo para assinalar “a transformação de um continente em guerra, num continente de paz”.

Já o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, afirmou que o Nobel da Paz “é um prémio para o projecto europeu, para as pessoas e as instituições, que, durante os últimos 60 anos, construíram uma nova Europa”.

Para Barroso, o Nobel foi atribuído no “momento certo”, distinguindo os valores da liberdade e da democracia. O presidente da Comissão Europeia respondia assim às críticas sobre a atribuição do prémio.

“Os últimos 60 anos demonstraram que a Europa consegue permanecer unida em paz. Nos próximos 60 anos, a Europa deve liderar a procura global para a paz”, acrescentou Durão Barroso.

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, qualificou a União Europeia como "um projecto fascinante", mas considerou que a atribuição do prémio era também um “aviso”.

O Nobel da Paz será entregue, na segunda-feira, em Oslo, ao presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, em conjunto com os presidentes da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório