Meteorologia

  • 18 OUTUBRO 2021
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

Edição

Desde 2006 que gestores da PT não encaixavam tantos milhões num ano

Desde 2006 que os gestores da PT não auferiam salários e bónus como este ano, arrecadando uma quantia estimada de 12,1 milhões de euros. Contas feitas, de 2004 para cá os administradores da operadora de telecomunicações acumularam 112 milhões de euros, ao passo que a empresa desvalorizou 80%. Já os custos por colaborador sofreram uma dieta para menos 21% entre 2005 e 2013. A informação é avançada pelo jornal i.

Desde 2006 que gestores da PT não encaixavam tantos milhões num ano

Muito se tem falado da Portugal Telecom (PT), o que, nos últimos tempos, sobretudo se justifica à luz do empréstimo ‘a fundo perdido’ de quase 900 milhões de euros ao Grupo Espírito Santo (GES), bem como da absorção da operadora de telecomunicações portuguesa pela brasileira Oi. Esta operação saiu, aliás, prejudicada em virtude do montante cedido ao GES.

Mas vamos a contas. De acordo com a edição de hoje do jornal i, apesar deste cenário pouco auspicioso os elementos da administração da PT não viram os seus salários ou bónus minguarem. Pelo contrário. Desde 2006 que não recebiam tão avultado valor: 12,1 milhões de euros.

Se recuperarmos os montantes acumulados tomando o ano de 2004 como ponto de partida, os gestores da operadora encaixaram um total de 112,74 milhões de euros, o que equivale a mais de 10 milhões por ano.

Isto, quando no mesmo intervalo de tempo a empresa observou uma desvalorização acumulada de 78%, adianta a mesma publicação.

Mais. Entre 2005 e 2013, os custos por colaborador da PT emagreceram 21%, caindo de 38,5 mil euros para 30,4 mil euros. Ao mesmo tempo, a operadora extinguiu 1300 postos de trabalho nesse período. Estes dados, refira-se, reportam só a colaboradores da TMN e rede fixa/Meo.

Em suma, realça o i, um funcionário da PT com um vencimento médio necessitará de 30 anos para ganhar o que um administrador da empresa recebe num só ano.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório