Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Pires de Lima é o que mais 'ganha' com o Orçamento Retificativo

Muito se fala na necessidade de cortes do lado da despesa do Estado, mas a segunda proposta de alteração do Orçamento Retificativo representa vantagens para alguns Ministérios, que veem subir o reforço para as suas despesas. A pasta da Economia, a cargo de António Pires de Lima, é a que mais beneficia: 15% face ao primeiro Retificativo, escreve o Diário de Notícias.

Pires de Lima é o que mais 'ganha' com o Orçamento Retificativo
Notícias ao Minuto

09:05 - 01/09/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Verbas

Apesar da tónica depositada no corte pelo lado da despesa, boas notícias para o Ministério da Economia. A pasta tutelada por Pires de Lima, do CDS, terá um reforço orçamental, em virtude da segunda proposta de alteração do Orçamento Retificativo, de mais de 15%.

Estes 15%, explica o Diário de Notícias, representam cinco mil milhões de euros dos quais apenas 803 milhões são referentes a despesas com o pessoal. E mais. Uma fatia de 29,6 milhões deverá ser aplicada em trabalhos de caráter técnico e consultadoria.

Em segundo lugar nesta lista está o Ministério da Justiça. A pasta liderada pela social-democrata Paula Teixeira da Cruz, tem um reforço de 8,9%.

Fora do âmbito das tutelas principais é a vez de olharmos para a administração indireta, nomeadamente para os institutos e serviços autónomos.

Assim, o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (tutelado pela Economia) tem um reforço de 43%, seguido pelo Instituto do Turismo de Portugal (Economia) com uma verba adicional na ordem dos 21 milhões. A Enatur, empresa que gere as Pousadas de Portugal (Economia) tem um reforço de 14%.

Relativamente aos serviços secretos e de informação, a verba adicional para despesas é de 21%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório