Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Seguro reafirma promessa de fazer IC35 se for primeiro-ministro

O secretário-geral do PS, António José Seguro, reafirmou hoje em Penafiel que se for eleito primeiro-ministro o IC35, que liga aquela cidade a Entre-os-Rios vai ser uma realidade.

Seguro reafirma promessa de fazer IC35 se for primeiro-ministro
Notícias ao Minuto

20:23 - 30/08/14 por Lusa

Economia Penafiel

"Esse é o meu compromisso. Sou um homem de uma só palavra", afirmou, recordando que já tinha feito essa promessa em agosto de 2011, quando visitou a Feira Agrícola do Vale do Sousa (Agrival).

Em declarações à Lusa, após ter visitado a edição deste ano daquele certame, o líder do PS sublinhou que só promete aquilo que tem a certeza de poder cumprir.

"Comprometi-me que o próximo Governo, por mim liderado, concluirá todo o traçado e não apenas uma parte", insistiu, tendo a seu lado o líder da Federação do Porto, José Luís Carneiro, e dirigentes locais do PS.

No último domingo, o primeiro-ministro também visitou a Agrival, onde, em declarações à Lusa, prometeu haver condições para se avançar com o primeiro troço do IC35, ligando Penafiel a Rans, numa extensão de quatro quilómetros.

Sobre o resto da obra, Passos Coelho disse que depende do acordo de parceria que o Governo está a negociar com a União Europeia.

Sobre as declarações do chefe do Governo, o líder do PS considerou hoje que "uma parte [do IC35] não resolve o problema de toda a região".

"É necessário que o troço vá até Entre-os-Rios", sublinhou.

Seguro criticou também o Governo por não ter ainda assegurado da União Europeia o financiamento necessário para construir aquela acessibilidade reclamada pelos autarcas há mais de duas décadas.

"Nós vamos receber mais de 20.000 milhões de euros até 2020 e não se arranja uma comparticipação para uma estrada que custa cerca de 65 milhões de euros?", questionou.

Para o secretário-geral socialista, "a estrada não é para satisfazer nenhum capricho das pessoas desta zona".

"É importante perceber que isto tem um efeito no crescimento da nossa economia e diminuir muitos dos perigos da sinistralidade. Portanto, são dois propósitos que valem a pena", defendeu.

Lembrando o potencial exportador das empresas do Tâmega e Sousa, o líder do PS considera haver "poucas estradas no país que têm um contributo para a economia como aquela".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório