Banco Nacional Suíço reduz taxa de juro mais do que previsto para 0,5%

O Banco Nacional Suíço (SNB) anunciou hoje uma nova descida da taxa de juro de referência, de 1% para 0,5%, que justificou com a menor pressão sobre a taxa de inflação, face ao trimestre anterior.

A Swiss National Bank (SNB) logo in Zurich, Switzerland, on Thursday, June 20, 2024. The Swiss National Bank cut borrowing costs again to loosen constriction on the economy and stem gains in the franc, a move that contrasts with the hesitancy of global pe

© Getty Images

Lusa
12/12/2024 10:58 ‧ 12/12/2024 por Lusa

Economia

SNB

Os analistas previam que a taxa diretora descesse 25 pontos base, e não 50, como aconteceu, num movimento que causou surpresa.

 

Segundo a EFE, os responsáveis do banco central da Suíça realçaram que a inflação desceu para 0,7% em novembro, comparativamente a 1,1% em agosto, com os preços do petróleo e dos alimentos a subir menos do que o previsto.

Caso seja necessário, vincaram, a entidade irá intervir no mercado cambial para garantir a estabilidade monetária.

Este foi o primeiro anúncio de política monetária feito pelo novo presidente do SNB, Martin Schlegel, que tomou posse em 01 de outubro.

De acordo com o balanço apresentado à comunicação social, o crescimento económico global foi moderado no terceiro trimestre deste ano, com uma atividade económica "sólida" nos Estados Unidos.

Na zona euro, o crescimento melhorou apenas ligeiramente e, na China, foi "modesto" em comparação com o longo prazo, apontou aquela instituição.

Martin Schlegel sublinhou que o setor mais forte, a nível mundial, tem sido o dos serviços, ao contrário do setor industrial, que tem mostrado fragilidade.

O presidente do Banco Nacional Suíço alertou ainda que as tensões geopolíticas poderão levar a um desenvolvimento mais fraco da atividade económica global num futuro próximo.

Leia Também: Euribor cai a três e a 12 meses e sobe a seis meses

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas