Transporte de passageiros mantém abrandamento no 3.º trimestre

O número de passageiros nos transportes aéreo, ferroviário e por metropolitano registou aumentos homólogos no terceiro trimestre menores do que no anterior, exceto no fluvial, onde se verificou uma aceleração no crescimento, segundo dados do INE, hoje divulgados.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
06/12/2024 11:29 ‧ 06/12/2024 por Lusa

Economia

INE

Segundo os dados da atividade dos transportes, publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), entre julho e setembro, os aeroportos nacionais movimentaram 21,6 milhões de passageiros, correspondendo a um crescimento de 3,1% face ao mesmo período do ano passado, que compara com uma subida homóloga de 4,8% verificada no trimestre anterior.

 

Já por comboio, viajaram naquele período 54,7 milhões de passageiros, o que corresponde a um aumento de 2,8%, face a um crescimento de 12,3% registado no segundo trimestre.

Por metropolitano viajaram 68,2 milhões de passageiros, refletindo um crescimento de 7,1%, que compara com o aumento de 12,7% entre abril e junho.

A única exceção ao abrandamento verificou-se no transporte de passageiros por via fluvial, que aumentou 5,4% relativamente ao trimestre homólogo (+5,1% no segundo trimestre), totalizando 7,8 milhões de passageiros.

Quanto ao transporte de mercadorias, registaram-se diminuições por via rodoviária (-9,2%; -7,4% no segundo trimestre) e aumentos por via ferroviária (+12,8%; -4,1% no segundo trimestre), por via aérea (+18,2%; +12,8% no segundo trimestre) e por via marítima (+2,1%; +4,7% no segundo trimestre).

Leia Também: Cabo Verde movimentou mais cargas e passageiros no 3.º trimestre

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas