Procurar

Prazo de resposta na mobilidade deve passar a 10 dias, diz Frente Comum

A Frente Comum defendeu hoje que o prazo de resposta das entidades públicas aos pedidos de mobilidade deve passar de 30 para 10 dias, como previsto no Código do Procedimento Administrativo.

Prazo de resposta na mobilidade deve passar a 10 dias, diz Frente Comum

© Global Imagens

Lusa
26/11/2024 18:56 ‧ há 9 meses por Lusa

Os sindicatos da Administração Pública estão hoje reunidos com a secretária de Estado da Administração Pública, Marisa Garrido a propósito das alterações à lei do trabalho na Função Pública, previstas na proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025).

 

"O Governo começou por explicar que isto, objetivamente, não é um processo negocial. O que existe é um pedido de autorização legislativa, que está a ser discutido no parlamento e que esperamos nós que seja chumbado porque é vago demais", apontou o coordenador da Frente Comum dos Sindicatos da Função Pública, Sebastião Santana, que falava aos jornalistas após a reunião.

Sobre estas alterações, a Frente Comum disse ter feito algumas considerações "de pormenor", nomeadamente a redução, no caso da mobilidade, da resposta das entidades públicas de 30 para 10 dias, como prevê o Código do Procedimento Administrativo.

Em relação ao período de fidelização no regime de mobilidade, que o Governo defende que seja de três anos, a Frente Comum diz que é "absurdo", propondo que este processo seja imediato.

"É absurdo um trabalhador consolidar a mobilidade na categoria e esperar três anos para consolidar o salário. Não há qualquer motivo para um período experimental salarial", notou Sebastião Santana.

O Governo também reuniu esta tarde com a Frente Sindical liderada pelo STE -- Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado, que, no que diz respeito à fidelização na mobilidade propõe uma redução de três para dois nos.

Esta tarde, a FESAP -- Frente Sindical da Administração Pública ainda vai reunir-se com o executivo.

Leia Também: STE quer reduzir para dois anos fidelização no regime de mobilidade

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10