Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Schäuble acha que Draghi não foi bem interpretado

Wolfgang Schäuble acha que as palavras mais recentes de Mario Draghi não devem ser vistas como um discurso contra a austeridade. Conta a Reuters que o governante alemão considera que as palavras do líder do Banco Central Europeu não foram bem interpretadas.

Schäuble acha que Draghi não foi bem interpretado
Notícias ao Minuto

14:33 - 27/08/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Austeridade

Relata a Reuters que Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças alemão, declarou à imprensa que acha que Mario Draghi foi mal interpretado. Em causa estão as palavras mais recentes do líder do Banco Central Europeu (BCE), que muitos viram como um discurso contra a austeridade.

Nessa intervenção, Draghi sugeriu que o BCE está pronto a agir, o que levou os mercados a reagir: as ações subiram, o euro recuou para mínimos de quase um ano contra o dólar, enquanto os juros soberanos atingiram mínimos históricos em diversos países. Portugal foi apenas um dos que beneficiou desta descida.

O mais relevante, no entanto, foi mesmo o que Draghi referiu sobre o facto de a política orçamental de um país poder desempenhar, em paralelo com a política monetária do BCE, um papel mais ativo na retoma económica, algo que muitos especialistas e alguns setores políticos veem como um discurso que pretende colocar algum ‘travão’ à austeridade.

Schäuble, porém, não deixou o caso passar em claro sem antes considerar que as palavras de Draghi foram mal interpretados, ou seja, entendendo que austeridade não merece reparos.

Recorde-se que este debate continua acesso no seio da União Europeia. Schäuble mostrou-se também favorável à demissão, no início desta semana, do agora antigo ministro da Economia francês, Arnaud Montebourg, afastado pouco depois de ter referido a “obsessão” alemã com a austeridade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório