Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

ESCOM diz que trabalho foi "profundo" e "profissional"

O presidente do conselho de administração da ESCOM, Hélder Bataglia, disse hoje que o trabalho da empresa na assessoria ao contrato de contrapartidas na compra dos submarinos foi "profundo" e "profissional".

ESCOM diz que trabalho foi "profundo" e "profissional"
Notícias ao Minuto

21:11 - 26/08/14 por Lusa

Economia Submarinos

"Na génese, acho que o nosso trabalho foi profundo, profissional, e se fosse totalmente aproveitado teria servido talvez um pouco melhor os interesses a que se propunha", declarou Bataglia na comissão de inquérito parlamentar à aquisição de equipamento militar.

A ESCOM, cuja atividade se centra em Angola, sobretudo no imobiliário e na exploração de diamantes, entre outros ramos, foi consultora do German Submarine Consorcium (GSC), ao qual o Estado português adjudicou, em 2004, o concurso para dois navios submergíveis, cujo primeiro viria a ser entregue em 2010, com custos superiores a 800 milhões de euros, mas com contrapartidas previstas, pelo menos, de 100%.

O reinício dos trabalho da comissão parlamentar de inquérito aos Programas de Aquisição de Equipamentos Militares (EH-101, P-3 Orion, C-295, torpedos, F-16, submarinos, Pandur II) na última semana de agosto foi proposto pela maioria PSD/CDS-PP, o que mereceu críticas do BE e do PCP, que acusaram sociais-democratas e democratas-cristãos de "instrumentalização" e "vontade de acelerar". O PS absteve-se na votação da proposta da maioria.

Ainda antes da interrupção para férias da comissão foi aprovada a prorrogação dos trabalhos da comissão por 15 dias, ficando o prazo com a data indicativa de 20 de setembro, para acautelar o tempo necessário para a conclusão dos testemunhos necessários e posterior elaboração do relatório por parte da relatora, a social-democrata Mónica Ferro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório