Meteorologia

  • 08 MAIO 2021
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

"Crise do BES põe em risco a própria República"

O antigo ministro das Finanças de Cavaco Silva, Miguel Cadilhe, tira a temperatura, em entrevista ao Diário Económico publicada esta quinta-feira, os últimos acontecimentos que fizeram ?ferver? a economia nacional, declarando-se ?chocadíssimo? com o colapso do BES. O economista salienta, a este propósito, que ?Portugal está de luto? e que tanto o regime como ?a própria República? estão ?em risco?.

"Crise do BES põe em risco a própria República"

“Pior do que surpreendido, fiquei chocadíssimo”. A afirmação pertence ao antigo ministro das Finanças do Governo encabeçado por Cavaco Silva, Miguel Cadilhe, e reporta ao colapso do BES. Manifestando-se ainda “tristíssimo com este caso”, em entrevista ao Diário Económico o economista realça que “Portugal está de luto com isto. A elite portuguesa política, empresarial e institucional está toda posta em causa”.

Cadilhe vai mais longe nesta avaliação e alerta mesmo para o facto de a crise protagonizada pela família Espírito Santo não só “é grave do ponto de vista dos riscos para o regime”, como “põe em risco a República”.

“É um risco que põe em causa o regime e a estrutura da República, as instituições da República”, insiste o antigo governante.

Recuando três anos, Cadilhe considera que “quando abrimos as portas à troika, foi um falhanço histórico dos mais graves que Portugal sofreu”, imputando responsabilidades a todas as instituições. “Foi um falhanço institucional. Estávamos a assumir o erro das instituições, que durante anos falharam. O resultado foi o colapso das finanças públicas”, concretiza.

E as críticas são transversais. Do Governo ao Parlamento, passando pelo Tribunal de Contas e Banco de Portugal, Cadilhe não isenta tão pouco aquele que foi chefe do Executivo que integrou e que hoje é Presidente da República, entendendo que Cavaco Silva tinha o dever de alerta face ao que então estava a passar-se no País.

Questionado sobre se momentos como o do descalabro que tombou o BES podem constituir uma boa oportunidade para melhorar a qualidade das instituições, o economista é categórico: “É uma péssima oportunidade, que pode ser usada para um bom fim, não obstante os custos que temos tido. Destes ninguém nos salva”, remata.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório