Fluvial? Portugal tem 2 meses para adotar regras sobre tempo de trabalho

A Comissão Europeia deu hoje dois meses a Portugal para declarar a integração na legislação nacional das regras da União Europeia (UE) sobre tempo de trabalho no setor do transporte por vias navegáveis interiores, foi hoje divulgado.

comissão europeia, bruxelas, união europeia, bandeira

© Reuters

Lusa
03/10/2024 13:55 ‧ 03/10/2024 por Lusa

Economia

Transportes Fluviais

A Diretiva 2014/112/UE executa "um acordo dos parceiros sociais que regula aspetos específicos relativos ao tempo de trabalho dos trabalhadores que trabalhem a bordo de embarcações do setor do transporte por vias navegáveis interiores", segundo um comunicado de Bruxelas.

 

O acordo regula a duração do tempo de trabalho diário e semanal, os períodos de descanso, as pausas, o número máximo de horas de trabalho no período noturno e as férias anuais dos trabalhadores dos transportes fluviais.

No entanto, Portugal, Dinamarca, Grécia e Malta não comunicaram as medidas de transposição da diretiva para o direito nacional, pelo que a Comissão decidiu enviar pareceres fundamentados a estes Estados-membros, que dispõem agora do prazo de dois meses para responder e adotar as medidas necessárias, sob pena de o processo ser levado perante o Tribunal de Justiça europeu.

Leia Também: Travessia Trafaria/Porto Brandão suspensa por 2 meses a partir de sábado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas