Aeroporto Francisco Sá Carneiro estará encerrado na terça-feira
O encerramento já estava previsto desde maio, quando foi anunciado que a ANA - Aeroportos de Portugal e a Acciona assinaram um "contrato de empreitada da obra de reforço estrutural" da pista.
© Getty Images
Economia Aeroporto do Porto
A pista do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, estará encerrada durante todo o dia de terça-feira, 10 de setembro, para a "execução de trabalhos mais complexos". O encerramento já estava previsto desde maio, quando foi anunciado que a ANA - Aeroportos de Portugal e a Acciona assinaram um "contrato de empreitada da obra de reforço estrutural" da pista.
A obra, no valor de 50 milhões de euros, teve início a 31 de julho e deverá durar ao longo de um total de 19 meses.
"Todas as intervenções serão feitas entre as 00h00 e as 06h00, de segunda a sábado, para minimizar o impacto nas operações aeroportuárias. Adicionalmente, vai ser necessário encerrar a pista a 10 de setembro para a execução de trabalhos mais complexos", adiantou a ANA - Aeroportos de Portugal, destacando que esta é "a maior intervenção realizada na pista desta infraestrutura".
"É um investimento estrutural relevante que vai contribuir para o desenvolvimento do Aeroporto do Porto e para que continue a ser um dos melhores aeroportos da Europa, de acordo com as opiniões dos passageiros", sublinhou Thierry Ligonnière, CEO da ANA - Aeroporto de Portugal.
A intervenção na pista e áreas adjacentes inclui a repavimentação completa da camada de desgaste da pista 17-35, intervenções de reforço estrutural da pista, ajustamento da geometria da faixa da pista (strip), e na linha de aproximação (sinalização luminosa) das pistas 17 e 35, bem como a substituição dos sistemas de luzes da pista por LED.
A obra prevê ainda renovação integral do sistema de drenagem da pista e a instalação de infraestruturas civis para a implementação de equipamentos de navegação (ILS categoria II) na pista 35, que vão permitir operações em baixa visibilidade.
Questionada pela Lusa, a ANA adianta, em comunicado, que o aeroporto reabre às 06h00 de dia 11, acrescentando que deste dia de encerramento total, "as restantes intervenções serão feitas entre as 00h00 e 06h00, de segunda a sábado", como até aqui.
As previsões apontam para que as obras de reforço estrutural da pista sejam concluídas em fevereiro de 2026, refere ainda a ANA.
Ouvido pela Lusa, Mário Gonçalves, do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes de Portugal (STTAMP), explicou que aos trabalhadores a Groundforce - a principal empresa de 'handling' (assistência em escala ao transporte aéreo) - foi dada a possibilidade, sem qualquer pressão, de tirar um dia de férias ou, quem tivesse, utilizar descansos compensatórios.
"Quem não quiser, vai-se apresentar ao serviço", indicou o sindicalista, acrescentando que, em alguns casos, como é o seu, os trabalhadores estão a aproveitar para formações em atraso.
"Em relação aos outros funcionários de outras áreas do aeroporto", continuou, "as informações que eu tenho é que tudo está fechado - restaurantes, cafés - tudo está fechado. Uns vão aproveitar o dia para fazer atividades lúdicas fora do aeroporto, e já combinadas com as empresas, e outros, como os do 'free shop', vão trabalhar, mas é para fazer reposições, limpar, fazer inventário".
Segundo Mário Gonçalves, o próprio aeroporto "vai aproveitar para fazer uma limpeza mais profunda nas áreas técnicas".
Com esta operação de reabilitação, que representa um investimento de 50 milhões de euros, a ANA vai "reforçar as condições operacionais do aeroporto, sendo esta a maior intervenção realizada na pista desta infraestrutura".
[Notícia atualizada às 19h00]
Leia Também: Ryanair e aeroporto de Frankfurt devolvem 14 milhões por ajudas ilegais
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com