Meteorologia

  • 08 OCTOBER 2024
Tempo
20º
MIN 18º MÁX 23º

Emprego? Restauração, hotelaria e turismo tiveram maior procura no verão

Junho registou o maior aumento da oferta de trabalho por parte dos empregadores, face a maio.

Emprego? Restauração, hotelaria e turismo tiveram maior procura no verão
Notícias ao Minuto

07:39 - 11/09/24 por Notícias ao Minuto

Economia Trabalho

O setor de restauração, hotelaria e turismo registou o maior nível de procura para emprego durante o verão, segundo um estudo divulgado na segunda-feira pelo OXL.

 

O trabalho, que se baseou em dados retirados do portal, analisou a oferta de trabalho no período de maio, junho e julho, tanto por parte de empregadores, como por parte de candidatos, adiantou a empresa, em comunicado.

De acordo com o estudo, junho registou o maior aumento da oferta de trabalho por parte dos empregadores, face a maio.

“Após a Restauração, Hotelaria e Turismo (+318%), a maior oferta de emprego ao longo deste período verifica-se na Agricultura e Jardinagem e nos cargos de IT e Telecomunicações, com aumentos de +120% e +14%, respetivamente, em junho face ao mês anterior”, lê-se.

As três áreas com maior oferta de trabalho nos três meses analisados foram, contudo, a Restauração, Hotelaria e Turismo, cargos Comerciais e Domésticos e Limpezas.

Por seu turno, os cargos de Segurança e Vigilância, Desporto e Fitness, além de Contabilidade, Fiscalidade e Finanças foram as áreas com menor oferta.

“Num país como Portugal, é muito comum que o setor da hotelaria, restauração e turismo tenha uma procura elevada durante o verão, devido ao período de férias dos portugueses e a presença de cada vez mais turistas durante esses meses. Isto são boas notícias para quem está a procurar um emprego sazonal, como por exemplo, os estudantes que aproveitam esta pausa nos estudos para adquirir experiência no mercado de trabalho e ao mesmo tempo juntar algum dinheiro”, disse a Brand Manager do OLX Portugal, Andreia Pușcoci.

Ainda assim, e comparativamente a 2023, “há uma diminuição da oferta de emprego no setor da Restauração, Hotelaria e Turismo em maio, junho e julho”, de -40%, -31% e -38%, respetivamente. “Este decréscimo também é visível na procura de emprego pelos candidatos no mês de junho (-7%) e julho (-23%). Por outro lado, em maio deste ano a procura por oportunidades nesta mesma área apresenta um aumento significativo de +318%, face ao período homólogo de 2023”, rematou.

Leia Também: Wall Street fecha em queda após mau indicador sobre o emprego nos EUA

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório