Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
37º
MIN 20º MÁX 37º

Sonae conclui criação de parceria no setor de beleza e bem-estar em Espanha

A Sonae concluiu a combinação dos negócios das espanholas Druni e Arenal, parceria no setor de saúde, beleza e bem-estar em Espanha, com um volume de negócios superior a mil milhões de euros, foi hoje anunciado.

Sonae conclui criação de parceria no setor de beleza e bem-estar em Espanha
Notícias ao Minuto

10:02 - 11/07/24 por Lusa

Economia Sonae

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (GMVM) hoje divulgado, a Sonae precisa que "a sua subsidiária MCretail, SGPS adquiriu uma participação de 50% na Druni por contrapartida da sua participação de 60% na Arenal Perfumerias, juntamente com um investimento de cerca de 148 milhões de euros e um montante condicional de até 36 milhões de euros a ser pago em 2025 e 2026".

Simultaneamente, acrescenta, os acionistas fundadores da Arenal venderam a sua participação de 40% na empresa à Druni por 81 milhões de euros.

"A entidade combinada é agora uma parceria 50-50 entre a MC e os acionistas fundadores da Druni" e esta "será integralmente consolidada pela MC e pela Sonae, em consequência dos direitos contemplados no acordo de acionistas", adianta a Sonae.

A empresa portuguesa refere ainda que "esta parceria permite à MC reforçar significativamente a sua posição no segmento de saúde, beleza e bem-estar, um dos seus principais pilares estratégicos, potenciando os ativos e as competências conjuntas da Druni e da MC (em particular do Continente, da Wells e da Arenal)".

"Para a Sonae, esta transação representa um importante marco estratégico no aumento da exposição internacional do Grupo e na diversificação num segmento de retalho com fortes tendências de crescimento, assegurando uma posição de liderança de mercado em parceria com uma equipa de gestão de referência no setor", refere o comunicado.

A Druni e a Arenal atingiram um volume de negócios combinado de mais de mil milhões de euros em 2023, com uma cobertura nacional assente numa rede de mais de 470 lojas e numa forte presença no canal online, afirma a Sonae, referindo que a Druni tem apresentado um desempenho operacional notável, superando significativamente o mercado, tendo em 2023 registado um volume de negócios de 791 milhões de euros e um EBITDA de 78 milhões de euros.

A Druni é uma empresa de retalho de perfumaria, cosmética e parafarmácia com uma rede de 377 lojas localizadas em Espanha, predominantemente nas comunidades de Valência, Catalunha e Madrid, e um canal 'online' em expansão.

Fundada em 1987 e integralmente detida pela família Casp, a Druni gerou um volume de negócios na ordem dos 575 milhões de euros em 2022 e um EBITDA (resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) de 40 milhões de euros.

A Arenal Perfumerias SLU é também uma empresa de retalho de perfumaria, cosmética e parafarmácia com uma rede de 66 lojas localizadas principalmente no norte de Espanha, e que dispõe igualmente de uma operação 'online'.

Fundada em 1975, a Arenal era, desde janeiro de 2019, detida em 60% pela MC e em 40% pelos seus acionistas fundadores, tendo gerado um volume de negócios de 192 milhões de euros e um EBITDA de 20 milhões de euros em 2022.

A Sonae afirma que a conclusão desta operação surge "na sequência do comunicado de 06 de junho de 2023, que após aprovação da Autoridade da Concorrência Espanhola, a sua subsidiária MCretail, SGPS, SA ('MC') concluiu a transação para a combinação da Druni SA ('Druni') e da Arenal Perfumerias SLU ('Arenal')".

Leia Também: Sonae Sierra e Axa parceiros na nova torre de escritórios do Colombo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório