Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

"Governo está a enganar povo sobre o BES"

O professor de Economia e ex-conselheiro da Comissão Europeia Paul De Grauwe alerta, em declarações ao Dinheiro Vivo, para o facto de o ?Governo estar a enganar os portugueses? no que à crise do BES diz respeito.

"Governo está a enganar povo sobre o BES"
Notícias ao Minuto

08:22 - 06/08/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Paul de Grauwe

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, interrompeu por minutos as suas férias para assegurar aos portugueses que a solução encontrada para o BES não irá prejudicar os contribuintes. A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, afinaram pelo mesmo diapasão, à semelhança, aliás, do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, que certificou que a medida de resolução não terá qualquer “custo para o erário público nem para os contribuintes”.

Ora, o professor de Economia e ex-conselheiro da Comissão Europeia Paul De Grauwe adverte que não será bem assim. Em declarações ao Dinheiro Vivo afirma mesmo que “o Governo está a enganar os portugueses”.

“Sei que o Governo está a recapitalizar a parte boa do BES num montante de 4,9 mil milhões de euros. Isto significa que o Governo está a contrair uma dívida”, sendo que, “ao fazer isto, o Governo põe os contribuintes em risco, como acontece sempre que emite mais dívida”, realça o especialista em economia monetária.

De Grauwe faz notar ainda que, perante este cenário, uma eventual compensação futura dos fundos agora injetados com vista a resgatar o BES através de “um empréstimo do FMI ou da União Europeia é indiferente” no sentido dos custos que a dívida contraída acarretará para os contribuintes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório