Meteorologia

  • 13 JULHO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 25º

Extensão da Linha Amarela do metro em Gaia inaugurada na sexta-feira

A extensão da Linha Amarela, entre Santo Ovídio e Vila d'Este, em Vila Nova de Gaia, vai ser inaugurada na sexta-feira numa cerimónia que contará com a presença do ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, foi hoje revelado.

Extensão da Linha Amarela do metro em Gaia inaugurada na sexta-feira
Notícias ao Minuto

23:31 - 25/06/24 por Lusa

Economia Metro

O convite enviado pelo Conselho de Administração da Metro do Porto, a que a Lusa teve hoje acesso, indica que a cerimónia decorre pelas 10:00 no início da estação de Santo Ovídio.

A sessão contará com a presença do ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, e da ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho.

A extensão da Linha Amarela (D) entre Santo Ovídio e Vila d'Este, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, inclui as estações Manuel Leão e Hospital Santos Silva.

Com uma extensão de mais de três quilómetros, a empreitada da extensão da Linha Amarela até Vila d'Este arrancou em 2021 e incluiu a construção de um viaduto de 420 metros entre Santo Ovídio e Manuel Leão (estação subterrânea), um túnel de um quilómetro até à estação Hospital Santos Silva e um Parque de Material e Oficinas (PMO).

Em Santo Ovídio, a atual estação da Linha Amarela vai ainda ter ligação pedonal à futura estação da Linha Rubi (Santo Ovídio - Casa da Música) e à futura estação ferroviária de Alta Velocidade, também em Santo Ovídio, cuja rotunda deverá ser transformada numa praça.

Os custos totais da extensão da Linha Amarela do Metro do Porto ascendem aos 206,4 milhões de euros, segundo o anterior Governo.

Atualmente, a Metro do Porto conta com seis linhas em operação, aguardando-se a inauguração da extensão da Linha Amarela (D) entre Santo Ovídio e Vila d'Este (Vila Nova de Gaia), e a conclusão das obras da Linha Rosa (G), entre São Bento e Casa da Música (Porto) e da linha de 'metrobus' entre Casa da Música e Praça do Império.

A obra da Linha Rubi (Santo Ovídio - Casa da Música), que inclui uma nova ponte sobre o rio Douro, já arrancou, e o concurso público para a segunda fase do 'metrobus', que ligará o serviço até à Praça Cidade do Salvador (rotunda da Anémona), também já foi lançado.

Leia Também: Algarve perdeu 15 milhões de m³ de água nas redes de abastecimento

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório