Meteorologia

  • 12 JULHO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 27º

Governo diz que vai "trabalhar intensamente" para total execução do PRR

O Governo assegurou hoje que vai "trabalhar intensamente" para atingir a total execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em 2026, após Bruxelas ter anunciado o desbloqueio de 714 milhões de euros.

Governo diz que vai "trabalhar intensamente" para total execução do PRR
Notícias ao Minuto

16:51 - 24/06/24 por Lusa

Economia PRR

A Comissão Europeia aprovou hoje uma decisão preliminar para desbloqueio de 714 milhões de euros em verbas relativas ao PRR de Portugal, suspensas devido a reformas pendentes, entretanto concretizadas "satisfatoriamente".

Em comunicado hoje divulgado, o executivo comunitário dá então conta da sua "avaliação preliminar positiva para levantar a suspensão do pagamento de 714 milhões de euros a Portugal", isto "após reconhecer os progressos realizados na execução" do PRR português.

"Agora estamos focados na próxima etapa -- o 5.º pedido de pagamento que será submetido em julho -- e continuaremos a trabalhar intensamente para que em 2026 possamos dizer que Portugal executou integralmente o maior pacote de fundos que o país já recebeu", afirmou, em comunicado, o ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Castro Almeida.

O governante sublinhou ainda que o PRR é uma oportunidade única, que não pode ser desperdiçada.

Na mesma nota, o Governo referiu que o levantamento da suspensão aconteceu após a submissão do pedido realizado em 11 de junho, depois de alcançada a meta "relativa à conclusão do processo de descentralização de competências da saúde para os municípios".

Na semana passada, o executivo comunitário tinha dito à Lusa esperar finalizar este mês a análise ao pedido de Portugal para desembolso do terceiro e quarto pagamentos do PRR, atualmente suspensos, aguardando nova solicitação de verbas pelo país no verão.

O PRR, que tem um período de execução até 2026, pretende implementar um conjunto de reformas e investimentos tendo em vista a recuperação do crescimento económico.

Além de ter o objetivo de reparar os danos provocados pela covid-19, este plano tem o propósito de apoiar investimentos e gerar emprego.

Leia Também: PRR. Bruxelas desbloqueia 714 milhões após Portugal concretizar reformas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório