Meteorologia

  • 15 JULHO 2024
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 26º

Agricultura não pode ser financiada "apenas pelos fundos da PAC"

O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, defendeu hoje, no Luxemburgo, a necessidade de o setor ser financiado por outros fundos que não apenas os da Política Agrícola Comum, ao mesmo tempo que recusa cortes na PAC.

Agricultura não pode ser financiada "apenas pelos fundos da PAC"
Notícias ao Minuto

15:05 - 24/06/24 por Lusa

Economia Agricultura

"A Política Agrícola Comum [PAC] e a agricultura não podem ser financiadas apenas pelos fundos da PAC", disse o ministro, à margem do Conselho de Agricultura e Pescas da União Europeia, apelando para o recurso a apoios do Horizonte Europa, o programa InvestUE, ou da política de coesão, por exemplo.

Os ministros da UE, disse também, defendem que não haja cortes nas verbas da PAC, "que se mantenham os apoios no primeiro e segundo pilares" desta política e que estes sejam justos, dado que os agricultores "recebem cerca de 40% do que recebem as outras profissões", referindo-se ao rendimento do trabalho.

José Manuel Fernandes, ainda sobre as preocupações que têm sido expressas pelos agricultores, salientou também que tem de ser procurado um equilíbrio na cadeia de valores, para que "o produtor não seja perdedor e haja também um preço justo para o consumidor".

Os ministros da Agricultura e das Pescas da UE tiveram hoje, no Luxemburgo, a última reunião do Conselho sob presidência belga, que termina no final do mês.

Leia Também: Governo avança com simplificação da Política Agrícola Comum

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório