Meteorologia

  • 17 JULHO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

Professor português nomeado presidente do Comité de Auditoria do BEI

Nuno Fernandes ocupou o cargo de presidente do Conselho de Auditoria do Banco de Portugal entre 2018 e 2023.

Professor português nomeado presidente do Comité de Auditoria do BEI
Notícias ao Minuto

11:57 - 24/06/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Banco Europeu de Investimento

O professor Nuno Fernandes, especialista em finanças 'egovernance', foi nomeado, na sexta-feira, para o cargo de presidente do Comité de Auditoria do Banco Europeu de Investimento (BEI).

"O papel do Banco é mais importante do que nunca, uma vez que a União Europeia enfrenta perturbações económicas que vão desde a inflação e o elevado custo do capital até às tensões geopolíticas e às alterações climáticas. Estou entusiasmado, e muito honrado, por poder ajudar o Banco neste período", afirmou Nuno Fernandes, citado num comunicado da Odgers Berndtson Board Solutions, onde é 'managing partner'.

Nuno Fernandes ocupou o cargo de presidente do Conselho de Auditoria do Banco de Portugal entre 2018 e 2023. É ainda professor catedrático de Finanças da IESE Business School e investigador associado no European Corporate Governance Institute. 

"Ao longo dos últimos 20 anos, Nuno Fernandes desempenhou várias funções de consultoria em empresas e instituições financeiras na Ásia, Europa, América Latina e Médio Oriente, o que o torna altamente qualificado para liderar o Comité de Auditoria do BEI", lê-se na nota. 

O Comité de Auditoria é o órgão de supervisão independente do BEI, responsável pela supervisão financeira, a gestão do risco e a supervisão das auditorias internas e externas, bem como a garantia da conformidade e do respeito pela ética.

[Notícia atualizada às 12h03]

Leia Também: UE valida estratégia do BEI que abre porta a financiamento da defesa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório