Atenção, já só tem mais uma semana para entregar a declaração do IRS

Se não fizer a entrega até 30 de junho, ficará sujeito ao eventual pagamento de uma coima.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
23/06/2024 08:02 ‧ 23/06/2024 por Notícias ao Minuto

Economia

IRS

Caro leitor, se ainda não entregou a sua declaração do IRS, tenha atenção, pois já só falta uma semana para o prazo acabar.

É possível entregar a declaração do IRS desde 1 de abril, e a janela temporal vai fechar no próximo domingo, 30 de junho. Se ultrapassar esse prazo - cuidado, porque poderá enfrentar o pagamento de uma coima.

Se fizer a entrega nos 30 dias após a data-limite, ou seja, até 30 de julho, e esse atraso não se traduza em prejuízo para a Autoridade Tributária, a penalização mínima poderá não ultrapassar, porém, os 25 euros.

Pode enfrentar, porém, outras consequências se apresentar a sua declaração do IRS fora do prazo. Por exemplo, os contribuintes casados ou em união de facto não poderão optar pela tributação conjunta. Pode, também, perder a isenção permamente de IMI, ou eventuais apoios sociais, "cuja atribuição depende da existência da nota de liquidação do IRS", segundo a DECO PROTeste.

Leia Também: Parlamento aprova subida faseada da dedução em IRS com a renda da casa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas