Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 37º

Ajuda externa a Cabo Verde ascendeu a 13 milhões no primeiro trimestre

A ajuda externa a Cabo Verde ascendeu a 1,5 mil milhões de escudos (13,64 milhões de euros) no primeiro trimestre deste ano, com a doação de equipamentos em destaque, segundo os mais recentes dados do banco central.  

Ajuda externa a Cabo Verde ascendeu a 13 milhões no primeiro trimestre
Notícias ao Minuto

08:22 - 21/06/24 por Lusa

Economia Cabo Verde

A informação, consultada hoje pela Lusa, revela que o valor total da ajuda está em linha com a média trimestral dos últimos nove anos (cerca de 1,4 mil milhões de escudos, 12,73 milhões de euros) e traduziu-se sobretudo em donativos sob a forma de divisas, que representaram 55% do total.  

O restante correspondeu quase tudo a donativos de equipamentos, que foram os que mais cresceram acima da média, atingindo 663 milhões de escudos (6,03 milhões de euros) nos primeiros três meses do ano.  

Quanto a doadores, os Governos parceiros entregaram cerca de mil milhões de escudos (9,09 milhões de euros) a Cabo Verde no primeiro trimestre deste ano, enquanto as organizações supranacionais foram responsáveis por quase 500 milhões de escudos (4,55 milhões de euros).  

As organizações não-governamentais entregaram 41 milhões de escudos (372,73 mil euros) de donativos e as instituições privadas 21 milhões de escudos (190,91 mil euros).  

A quase totalidade da ajuda externa a Cabo Verde no primeiro trimestre deste ano foi dirigida ao Governo central, cabendo apenas 1% aos municípios.  

O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, tem defendido que o país deve "começar a aprender a viver sem donativos".  

"Ainda vamos precisar", mas "não vão permanecer para sempre", à medida que o país se desenvolve, referiu durante o lançamento do Orçamento de Estado (OE) para 2024.  

Leia Também: Exportação cabo-verdiana de peixe enlatado aumenta 17%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório