Bolsas europeias em alta em sessão marcada por reuniões de bancos centrais
As principais bolsas europeias estavam hoje em alta, numa sessão marcada pelas reuniões de política monetária do Banco de Inglaterra, do Banco da Suíça e do Banco da Noruega.
© iStock
Economia Bolsas
Às 09:15 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava a subir 0,37% para 516,02 pontos.
As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt avançavam 0,13%, 0,47% e 0,51%, enquanto as de Madrid e Milão se valorizavam 0,20% e 0,63%, respetivamente.
Depois de abrir em alta, a bolsa de Lisboa mantinha a tendência, estando às 09:15 o principal índice, o PSI, a subir 0,91% para 6.601,04 pontos.
Num dia em que os mercados mundiais voltarão a ser influenciados pela bolsa em Wall Street, as atenções centrar-se-ão nos bancos centrais.
Os analistas esperam que o Banco de Inglaterra mantenha as taxas estáveis e que o Banco da Suíça possa voltar a baixar os juros.
O Banco da Noruega também se reúne, enquanto o Banco Popular da China anunciou esta manhã que mantinha as taxas em 3,45% pelo décimo primeiro mês consecutivo, indo ao encontro das expectativas dos especialistas.
A sessão contará ainda com dados macroeconómicos de interesse, como os dados preliminares da confiança dos consumidores na zona euro, enquanto nos Estados Unidos, a Fed de Filadélfia publicará o seu inquérito sobre a confiança na indústria transformadora e serão divulgados os pedidos iniciais de subsídio de desemprego.
A incerteza política em França devido à realização de eleições antecipadas voltou a fazer subir as 'yields' da dívida europeia.
Os juros da obrigação a 10 anos da Alemanha, considerada a mais segura da Europa, também avançavam, para 2,419%, contra 2,403% na quarta-feira, bem como os de França, que subiam para 3,200%, contra 3,192%.
Analistas da Link Securities citados pela Efe explicam que, depois de uma semana "muito negativa", em que a Europa registou fortes quedas, lideradas pela França e por Itália, em consequência da instabilidade política gerada após a convocação de eleições legislativas no primeiro país, as bolsas da região vão enfrentar os próximos dias num clima de "elevada incerteza".
Acreditam ainda que esta instabilidade política, que tem vindo a afetar os mercados, se manterá pelo menos até à primeira volta das eleições francesas, em 30 de junho, e até se saber quem assumirá o controlo do Governo francês e qual será o seu futuro.
O barril de petróleo Brent para entrega em agosto abriu hoje em alta, a cotar-se a 85,19 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, contra 85,07 dólares na quarta-feira.
A nível cambial, o euro abriu em queda no mercado de câmbios de Frankfurt, a cotar-se a 1,0733 dólares, contra 1,0747 dólares na sessão anterior.
Leia Também: Bolsas europeias em baixa em sessão sem referência de Wall Street
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com