Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 37º

CGTP-IN promove semana de ação e luta entre 5.ª feira e 27 de junho

A CGTP-IN realiza uma Semana de Esclarecimento, Ação e Luta, a partir de quinta-feira e até ao dia 27, marcada pela realização de plenários, tribunas e greves em todos os setores e em todo o país, foi hoje anunciado.

CGTP-IN promove semana de ação e luta entre 5.ª feira e 27 de junho
Notícias ao Minuto

13:06 - 19/06/24 por Lusa

Economia CGTP-IN

Num comunicado hoje divulgado, a CGTP-IN recorda que o lema da iniciativa é "Aumentar salários, garantir direitos, combater a exploração e as desigualdades".

A central sindical afirma que "os trabalhadores e o país precisam de uma política alternativa, assente nos valores de Abril e no cumprimento da Constituição da República Portuguesa, que distribua a riqueza de forma justa, que respeite e valorize o trabalho e os trabalhadores, que promova o aumento da produção nacional, que recupere para o Estado o controlo das empresas e setores estratégicos, que defenda e invista nos serviços públicos e nas funções sociais do Estado".

A Inter considera no comunicado que "a difícil situação dos trabalhadores e dos reformados exige uma política que responda de forma eficaz e com urgência aos problemas que persistem e que promova e garanta o aumento geral e significativo dos salários e a subida das pensões, o trabalho com direitos e o fim da precariedade, a redução do horário de trabalho e a sua regulação, o direito de contratação coletiva, mais e melhores serviços públicos".

Das várias iniciativas agendadas para quinta-feira, 20 de junho, a organização sindical destaca, com a participação do secretário-geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira, uma manifestação dos trabalhadores das empresas de distribuição, no Porto.

Também no Porto está prevista uma concentração de trabalhadores, dirigentes, delegados e ativistas sindicais junto à Associação Patronal da Metalurgia e Metalomecânica -- AIMMAP, às 15:00, "pelo desbloqueamento da contratação coletiva do setor da metalurgia; pelo aumento dos salários; pela redução e fim à desregulação dos horários de trabalho e pelo fim da precariedade".

Leia Também: Horários de trabalho impactam desenvolvimento das crianças, alerta CGTP

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório