Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
34º
MIN 20º MÁX 37º

Castelo Branco investe 475 mil euros em novo centro de recolha animal

A Câmara Municipal de Castelo Branco vai construir um novo centro de recolha oficial de animais de companhia, um investimento superior a 475 mil euros.

Castelo Branco investe 475 mil euros em novo centro de recolha animal
Notícias ao Minuto

12:45 - 18/06/24 por Lusa

Economia Animais

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, a construção desta nova infraestrutura decorre no âmbito de uma candidatura ao programa de concessão de incentivos financeiros para a construção e a modernização de centros de recolha oficial de animais de companhia (CRO) e de instalações das associações zoófilas (IAZ).

O investimento total é de 475.507 euros e prevê-se que a obra esteja concluída em dezembro.

No primeiro trimestre do ano, o centro de recolha animal de Castelo Branco esterilizou 152 gatos, no âmbito da estratégia municipal de captura, esterilização e devolução ao local de origem de animais.

A esterilização dos animais que tenham dado entrada nos centros e não tenham sido reclamados pelos seus detentores no prazo de 15 dias, a contar da data da sua recolha, é obrigatoriamente efetuada, antes de serem encaminhados para adoção.

Segundo os dados disponibilizados, em 2023, foram devolvidos pelo centro, às colónias, 220 gatos, foram adotados 118 e sete foram entregues aos seus proprietários.

A captura e a recolha de animais errantes, bem como a de animais agressores, acidentados ou objeto de intervenção compulsiva também compete às Câmaras Municipais, de acordo com as normas de boas práticas de captura de cães e gatos divulgadas pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Leia Também: Corço "debilitado" resgatado durante ação de patrulhamento na Guarda

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório