Meteorologia

  • 12 JULHO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 27º

Câmara de Barcelos aprova compra de terreno para novo hospital

A Câmara de Barcelos, no distrito de Braga, aprovou a aquisição, por quatro milhões de euros, dos terrenos para a construção do novo hospital da cidade, foi hoje anunciado.

Câmara de Barcelos aprova compra de terreno para novo hospital
Notícias ao Minuto

11:23 - 18/06/24 por Lusa

Economia Braga

Em comunicado, o município refere que a decisão surgiu na sequência da "garantia" dada pela ministra da Saúde de que o Governo irá avançar com a construção do designado Centro Hospitalar de Barcelos, um equipamento que vai servir a população deste concelho e do de Esposende.

A decisão foi tomada na reunião de segunda-feira do executivo, com a aprovação do acordo de cedências e urbanização para a execução do Plano de Pormenor do Centro Hospitalar de Barcelos, que estabelece as normas da transação a efetuar entre o município e a Sociedade Agrícola da Quinta de S. Martinho.

O acordo não só refere o montante da aquisição de 155.850 metros quadrados de terreno, por quatro milhões de euros, como estabelece as áreas de cedência ao domínio público e as parcelas para a construção da variante poente e acessos ao novo hospital.

Para o presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, citado na nota, esta foi uma "decisão de enorme importância e um passo muito significativo".

"Regozijamo-nos por, 16 anos depois, este executivo municipal estar a cumprir um passo fundamental neste processo, fazendo-o com total transparência procedimental, bem observável na instrução desta deliberação que foi colocada a votação", sublinha o autarca de Barcelos.

Para Mário Constantino, a medida "demonstra o dinamismo que o atual executivo tem imprimido no desatar de nós e na resolução de problemas que, muitos deles, se arrastavam há décadas".

O autarca aproveitou ainda para "enaltecer a unanimidade político-partidária que se estabeleceu em Barcelos à volta deste importante desígnio".

Numa recente visita a Barcelos, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, garantiu que o Governo vai avançar com os procedimentos necessários e imprescindíveis para que a construção do centro hospitalar seja concretizada.

Em maio, a governante afirmou que o novo hospital de Barcelos será construído "o mais brevemente possível", mas não se comprometeu com quaisquer prazos.

"O nosso compromisso é que o faremos o mais brevemente possível. Vai fazer parte do plano das infraestruturas que este Governo vai lançar e vai concretizar", acrescentou.

A nova unidade, sublinhou, é uma ambição e uma necessidade de Barcelos e a sua construção foi uma promessa eleitoral da Aliança Democrática (PSD/CDS-PP/PPM), na campanha para as últimas legislativas.

"Palavra dada é palavra honrada", disse.

Em 2007, o Governo e a Câmara de Barcelos assinaram um protocolo para a construção do novo hospital da cidade.

O projeto do hospital foi depois apresentado publicamente pelo então secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro. No entanto, o processo nunca saiu da gaveta.

O hospital atual funciona num edifício propriedade da Santa Casa da Misericórdia.

Leia Também: Acesso ao medicamento Zolgensma "é da responsabilidade do hospital"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório