Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 37º

Livro Verde do Futuro da Segurança e Saúde no Trabalho apresentado dia 27

A proposta do Livro Verde do Futuro da Segurança e Saúde no Trabalho, que está a ser elaborado por peritos desde o ano passado, será apresentada no dia 27 de junho na concertação social.

Livro Verde do Futuro da Segurança e Saúde no Trabalho apresentado dia 27
Notícias ao Minuto

14:55 - 17/06/24 por Lusa

Economia Trabalho

Lisboa, 17 jun 2024 (Lusa) - A proposta do Livro Verde do Futuro da Segurança e Saúde no Trabalho, que está a ser elaborado por peritos desde o ano passado, será apresentada no dia 27 de junho na concertação social.

No ano passado, o Governo (então do PS) criou uma comissão de peritos para elaborar o Livro Verde do Futuro da Segurança e Saúde no Trabalho, sendo coordenada pela investigadora Sílvia Silva (especialista nas áreas da segurança, saúde e bem-estar no trabalho).

Hoje, no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (do Governo PSD/CDS-PP), os peritos fizeram uma apresentação interna da atual versão, num evento que decorreu à porta fechada.

Segundo fonte oficial do Ministério do Trabalho, o documento será apresentado na concertação social em 27 de junho.

O despacho que criou esta comissão, publicado em Diário da República em julho de 2023, explicava a necessidade de a criar com as mudanças no mundo do trabalho - desde logo pelo impacto do progresso tecnológico (caso do desenvolvimentos da inteligência artificial) e pelas novas formas de prestação e organização de trabalho - que "suscitam desafios complexos no âmbito da segurança e saúde dos trabalhadores" que importa estudar e avaliar riscos.

Ainda segundo o despacho, a elaboração do Livro Verde do Futuro da Segurança e Saúde no Trabalho iria servir como ponto de partida para um debate público, incluindo na concertação social, sobre propostas concretas de alteração do regime legal da segurança e saúde no trabalho para promover ambientes de trabalho saudáveis e equilibrados.

Leia Também: Angola. Conselho de Concertação Social aprova salário mínimo de 75 euros

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório