Meteorologia

  • 19 JULHO 2024
Tempo
29º
MIN 19º MÁX 32º

Crescimento da produção industrial chinesa abranda para 5,6% em maio

A produção industrial da China cresceu 5,6% em maio, em termos anuais, mas registou menos 1,1 ponto percentual do que no mês anterior, segundo dados oficiais divulgados hoje pelo Gabinete Nacional de Estatísticas chinês.

Crescimento da produção industrial chinesa abranda para 5,6% em maio
Notícias ao Minuto

07:49 - 17/06/24 por Lusa

Economia China

O valor do quinto mês do ano está também abaixo das expectativas dos analistas, que previam um abrandamento mais ligeiro para um aumento homólogo de 6%.

Dos três grandes setores em que o gabinete divide este indicador, o que mais aumentou a produção foi a indústria transformadora, 6% em termos homólogos, seguido da produção e fornecimento de eletricidade, aquecimento, gás e água (+4,3%) e, por último, da mineração (+3,6%).

A instituição destacou o aumento da produção de bens específicos, como aparelhos de impressão 3D (+36,3% em termos homólogos), veículos elétricos (+33,6%) ou circuitos integrados (+17,3%).

As autoridades estatísticas também divulgaram hoje outros dados, como as vendas a retalho - um indicador-chave para medir o estado do consumo -, que aceleraram mais do que o esperado, de 2,3% em abril para 3,7% em maio, em termos homólogos, enquanto as previsões apontavam para um aumento de 3%.

Entretanto, a taxa oficial de desemprego urbano situou-se em 5%, o mesmo valor do mês anterior e, tal como previsto por especialistas, dentro do limite máximo de 5,5% fixado pelo Governo chinês para este ano.

O investimento em ativos fixos, que nos primeiros quatro meses tinha crescido 4,2% em termos anuais, caiu para 4% no ano até maio, apesar das expectativas dos analistas de que o valor se manteria inalterado.

Especificamente, na análise por setor, o investimento na indústria transformadora cresceu 9,6%, nas infraestruturas foi 5,7%, enquanto na promoção imobiliária caiu 10,1% em termos anuais.

Leia Também: Moçambique tem condições para ser "ator" mundial na produção de café

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório