Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
29º
MIN 20º MÁX 38º

First Bank da Nigéria obtém linha de crédito do Afreximbank após demissão

O mais antigo banco nigeriano, o First Bank of Nigeria, obteve hoje uma linha de crédito de 200 milhões de dólares (186 milhões de euros) do Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) para suprir necessidades dos seus clientes.

First Bank da Nigéria obtém linha de crédito do Afreximbank após demissão
Notícias ao Minuto

22:24 - 14/06/24 por Lusa

Economia Nigéria

O acordo foi assinado no último dia de trabalhos das Reuniões Anuais do Afreximbank (AAM2024) e do 3.º Fórum de Comércio e Investimento Afro-Caribenho (ACTIF2024), que decorrem em Nassau, nas Baamas, desde terça-feira, pelo diretor-geral interino do First Bank, Olusegun Alebiosu, e pelo vice-presidente executivo do Banco de Comércio Intra-africano do Afreximbank, Kanayo Awani.

A linha de crédito destina-se a clientes do setor da indústria transformadora, petróleo e gás, energia, tecnologias da informação (TIC) e projetos de infraestruturas.

O First Bank nomeou recentemente um perito em gestão de riscos para o cargo de diretor-geral, medida que, segundo a imprensa nigeriana, demonstra o reforço de atenção nos controlos internos.

Segundo o diário nigeriano Business Day, a nomeação deve-se a revelações de que um membro da direção do banco desviou um total de 44 mil milhões de nairas (cerca de 27 milhões de euros) durante um período de dois anos.

O antigo diretor-geral, Adesola Adeduntan, demitiu-se abruptamente em abril, emitindo uma curta declaração de demissão a partir de Washington, onde se encontrava a participar nas reuniões anuais do Banco Mundial e do FMI.

"Decidi, no entanto, reformar-me com efeitos a partir de 20 de abril de 2024 para prosseguir outros interesses", declarou Adeduntan, que estava no banco desde 2014.

O First Bank não revelou os detalhes relacionados com a saída repentina de Adeduntan.

Para o seu lugar, o banco nomeou Olusegun Alebiosu como novo diretor-geral.

Alebiosu, que está no banco desde 2016, ocupou a partir de janeiro de 2022 diversos cargos executivos ligados ao setor de risco.

Leia Também: Banco Mundial empresta 2,08 mil milhões de euros à Nigéria

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório