Meteorologia

  • 18 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 21º

Senegal junta-se ao grupo de países exportadores de petróleo em África

A empresa australiana Woodside Energy anunciou hoje que começou a extrair petróleo do campo de Sangomar, ao largo da costa do Senegal, tornando este país no mais recente produtor de petróleo na África subsaariana.

Senegal junta-se ao grupo de países exportadores de petróleo em África
Notícias ao Minuto

15:21 - 11/06/24 por Lusa

Economia Senegal

"A Woodside extraiu o primeiro petróleo do campo de Sangomar, completando a entrega do primeiro projeto petrolífero offshore do país", declarou a empresa, que explora o campo com a Sociedade dos Petróleos do Senegal (Petrosen), num comunicado citado pela agência francesa de notícias, a France-Presse (AFP).

O campo de águas profundas, situado a cerca de 100 km a sul de Dacar, contém petróleo e gás, explica-se no comunicado, que lembra que o projeto foi lançado em 2020 e teve um investimento de cerca de 5 mil milhões de dólares para tentar garantir o objetivo de produzir 100 mil barris por dia.

A produção de petróleo e de gás no Senegal destina-se à exportação e ao consumo interno, mas está longe de atingir os valores de produção registados em Angola ou na Nigéria, o maior produtor da região, com mais de 1 milhão de barris diários.

Ainda assim, o Governo estima receber milhares de milhões de dólares em receitas, que poderá garantir uma aceleração na transformação da economia.

"O início da extração do campo de Sangomar marca o começo de uma nova era, não só para a indústria e a economia do nosso país, mas sobretudo para o nosso povo", comentou o diretor-geral da Petrosen, Thierno Ly, citado no comunicado de imprensa da Woodside.

A descoberta de vastas jazidas de petróleo e de gás no Atlântico, desde 2014, suscitou grandes esperanças neste país pobre e em vias de desenvolvimento, que antevê receber uma média anual de mais de mil milhões de euros durante um período de trinta anos em receitas petrolíferas.

Leia Também: RSF insta novo presidente do Senegal a garantir liberdade de imprensa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório