Meteorologia

  • 18 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 21º

Produção industrial em Itália cai 2,9% em abril

A produção industrial em Itália caiu 2,9% em abril em termos homólogos e 1,0% em cadeia, face a março, a segunda queda consecutiva deste indicador, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística italiano (Istat).

Produção industrial em Itália cai 2,9% em abril
Notícias ao Minuto

12:43 - 10/06/24 por Lusa

Economia Itália

Entre fevereiro e abril, a queda foi de 1,3% em relação ao trimestre anterior, uma tendência descendente que caracterizou todos os setores, explica o Istat em comunicado.

Ajustada de efeitos de calendário (em abril de 2024 houve 20 dias úteis, contra apenas 18 em abril de 2023), a descida homóloga do índice global de produção foi de 2,9% (sem esse ajustamento, o índice subiu 4,7%).

"Em abril, pelo segundo mês consecutivo, registou-se uma descida do índice de produção industrial corrigido de sazonalidade. A tendência económica geral média nos últimos três meses também está em declínio", observou a agência no seu comentário.

As maiores descidas da produção foram registadas na indústria têxtil, vestuário, couro e acessórios (13,3%), no fabrico de meios de transporte (9,3%) e na produção de produtos petrolíferos refinados (8,1%).

A queda é "menos pronunciada" no caso dos bens intermédios (2,1%), mas é mais significativa nos bens de capital (3,1%), na energia (3,6%) e nos bens de consumo (3,9%).

Já os setores que registaram aumentos foram a produção de produtos e preparações farmacêuticas de base (4,4%), a indústria alimentar, das bebidas e tabaco (2,1%) e o fabrico de computadores e produtos eletrónicos (1,4%).

Leia Também: PSI em baixa com sete títulos no 'vermelho' e Semapa a cair quase 4%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório