Meteorologia

  • 23 JUNHO 2024
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 30º

UE dá aval a acordo de parceria económica com Quénia

A União Europeia (UE) deu hoje o aval ao acordo de parceria económica com o Quénia, para promover o comércio de bens com o país da África Oriental.

UE dá aval a acordo de parceria económica com Quénia
Notícias ao Minuto

10:33 - 30/05/24 por Lusa

Economia Quénia

O acordo, segundo um comunicado do Conselho da UE, permitirá o acesso ao mercado do bloco europeu, com isenção de direitos e de contingentes, a todas as exportações do Quénia (exceto armas) a partir da sua entrada em vigor, bem como a abertura parcial e gradual do mercado queniano às importações provenientes da UE.

A parceria económica UE-Quénia inclui ainda disposições vinculativas sobre comércio e desenvolvimento sustentável, como a proteção do clima e do ambiente e os direitos laborais, e um mecanismo transparente de resolução de litígios.

A UE é o primeiro destino de exportação do Quénia e o segundo maior parceiro comercial, totalizando 3,3 mil milhões de euros de comércio em 2022 - um aumento de 27% face a 2018.

Assinado em 2018, em Nairobi, o acordo entrará em vigor após notificação mútua das partes da conclusão dos respetivos procedimentos internos.

Leia Também: Quénia recuperou 1.400 quilómetros da estrada transcontinental africana

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório