Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Douro Azul mantém interesse no Atlântica e espera notificação

A Douro Azul mantém o interesse no Atlântida e aguarda ser notificada pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) após o segundo incumprimento do armador grego que venceu o concurso para a venda do navio.

Douro Azul mantém interesse no Atlântica e espera notificação
Notícias ao Minuto

19:27 - 30/07/14 por Lusa

Economia Estaleiros

Em declarações à Lusa, o presidente da empresa turística Douro Azul, Mário Ferreira explicou que "só soube do que se está a passar pela comunicação social" e que vai "aguardar serenamente pela informação oficial do que se está a passar".

A Thesarco Shipping não pagou hoje os quase 13 milhões de euros que tinha proposto para a compra do Atlântida, navio que o Governo dos Açores encomendou aos ENVC depois de terminado o segundo prazo atribuído ao armador grego para pagar o Atlântida sem que o tenha feito.

O programa do procedimento lançado em março passado pela administração dos ENVC para a venda do navio, que o armador grego venceu, prevê a possibilidade de adjudicação ao segundo classificado, a Mystic Cruises, do grupo Douro Azul (cruzeiros turísticos) por um valor que ronda 8,750 milhões de euros.

"Vou esperar pela notificação porque já quando foi dos atrasos dos gregos nunca fomos oficialmente informados de nada", sustentou.

Mário Ferreira garantiu continuar a ter "muito interesse" e "vontade" na aquisição do ferryboat mas adiantou que irá "repensar e revalidar" todo o processo assim que seja notificado da adjudicação à Mystic Cruises.

"A Douro Azul já tinha como dado adquirido que o navio ia a caminho da Grécia mas tenho que ver se é verdade que a empresa é mesmo convidada a adquiri-lo para encetar todas as diligências nesse sentido", sublinhou o empresário.

Admitiu que as condições de financiamento junto da banca não são as mesmas do que há cerca de quatro meses quando apresentou a proposta ao concurso público e que o timing também não é "o mais propício".

"Estamos quase em agosto e o processo vai ser mais lento mas a Douro Azul vai conseguir dar a volta para comprar o navio", sustentou.

Se o negócio se concretizar o empresário adiantou que o Atlântida irá operar fora do país apontando três destinos possíveis, o Mediterrâneo (Malta), Ilhas Galápagos (Equador) e a Amazónia (Brasil).

Além do armador grego e do grupo português, concorreu ainda ao concurso público o consórcio MD Roelofs Beheer BV e Chevalier Floatels BV (empresas holandesas representadas por um grupo espanhol) que apresentou a proposta mais baixa de todas que ronda os quatro milhões de euros.

O navio foi construído nos ENVC, por encomenda do Governo dos Açores, que depois o rejeitaria em 2009 devido a um nó de diferença na velocidade máxima contratada.

Concluído desde maio desse ano, o "Atlântida" está avaliado em 29 milhões de euros no relatório e contas dos ENVC de 2012, quando deveria ter rendido quase 50 milhões de euros.

Os ENVC estão em processo de liquidação, tendo os terrenos e infraestruturas sido subconcessionadas ao grupo privado Martifer, que criou para o efeito a West Sea. A nova empresa tomou posse em maio e já contratou mais de 60 ex-funcionários da empresa pública.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório