Yellen opõe-se a projeto de tributação mundial dos mais ricos

A secretária norte-americana do Tesouro, Janet Yellen, manifestou-se hoje contra as negociações internacionais sobre uma tributação global dos mais ricos, um projeto defendido pelo Brasil por ocasião da sua presidência do G20.

 secretária do Tesouro dos Estados Unidos da América (EUA), Janet Yellen,

© Alex Wong/Getty Images

Lusa
23/05/2024 17:08 ‧ 23/05/2024 por Lusa

Economia

Janet Yellen

"Não sou favorável a negociações internacionais que impliquem que todos os países aceitem fazê-lo e redistribuir as receitas pelos países, eventualmente com base no clima e nos danos climáticos", declarou Yellen, à margem da reunião dos ministros das Finanças do G7 em Stresa, Itália.

"É claro que o Presidente [Joe] Biden e eu estamos comprometidos com uma progressividade da tributação. Consideramos que a carga fiscal sobre os rendimentos mais altos e as empresas é fraca", afirmou aos jornalistas.

A administração Biden propôs para o orçamento de 2025 um imposto mínimo de 25% para os "0,01% mais ricos, incluindo os que têm uma fortuna superior a 100 milhões de dólares [cerca de 92,2 milhões de euros]".

Segundo a representante do Tesouro, o Governo norte-americano reconhece "que os países de baixo rendimento e os países emergentes precisam de apoio financeiro".

Yellen disse também que o Brasil, que lidera o G20, tem razão em preocupar-se com os recursos para apoiar o desenvolvimento desses países e o clima.

"Mas não sou a favor" de resolver o problema do fluxo de recursos "no quadro de uma negociação fiscal internacional", explicou.

O economista francês Gabriel Zucman apresentou hoje em Brasília a pesquisa preliminar sobre a taxação dos super-ricos, uma medida que arrecadaria mundialmente 250 mil milhões de dólares por ano.

Leia Também: Washington receia "crise" se Israel isolar os bancos palestinianos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas