Meteorologia

  • 14 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 26º

Greve na empresa de resíduos Valorsul está a ter "boa adesão"

A greve na empresa de resíduos Valorsul, que decorre entre quarta-feira e domingo, está a ter uma "boa adesão", com várias infraestruturas em Lisboa encerradas, disse hoje à agência Lusa fonte da comissão sindical.

Greve na empresa de resíduos Valorsul está a ter "boa adesão"
Notícias ao Minuto

14:43 - 23/05/24 por Lusa

Economia Greve

A paralisação foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Centro Sul e Regiões Autónomas, para reivindicar melhorias salariais e a redução do horário de trabalho, estando a afetar setores e infraestruturas diferentes da Valorsul, mediante o dia.

A Valorsul, com cerca de 450 trabalhadores, é a empresa responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos recicláveis e resíduos sólidos urbanos produzidos em 19 concelhos das regiões de Lisboa e Oeste.

Em declarações à agência Lusa, Mário Matos, da comissão sindical, indicou que a greve está a ter uma "boa adesão", escusando-se, contudo, a entrar em "guerra de números com a administração.

"Temos a incineradora [Loures] encerrada, o centro de triagem no Lumiar [Lisboa] também está parado, assim como o Aterro Sanitário de Mato da Cruz [Vila Franca de Xira]. Há um ou dois trabalhadores que têm um contrato temporário e que não aderiram à greve por medo de perder o emprego, mas é tudo números residuais", descreveu.

De acordo com a calendarização da greve, a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (CTRSU) foi a primeira a sofrer os efeitos, a partir das 00:00 de quarta-feira, onde foram feitas paralisações por turno.

Nos restantes dias de greve, a paralisação afetará o serviço de manutenção, caracterização e recolha seletiva, o Aterro Sanitário de Mato da Cruz e Instalação de Valorização de Escórias (ASMC), o Centro Sanitário do Oeste, Triagem e Estações de Transferência, o Centro de Triagem e Ecocentro do Lumiar e a Estação de Valorização Orgânica.

Alguns dos municípios servidos pela Valorsul emitiram notas nas suas páginas da Internet a informar de possíveis constrangimentos na recolha de lixo devido à greve dos trabalhadores da empresa.

A Lusa pediu à administração da Valorsul um balanço da adesão à greve, tendo a empresa indicado que hoje, "após validação da entrada ao serviço dos turnos da noite e da manhã", a adesão às 12:00 era de 19%, ainda sem apurar o turno da tarde.

Numa nota divulgada esta manhã, fonte da administração da Valorsul assegurou que a empresa "sempre procurou manter uma política de diálogo, recebendo sempre os seus trabalhadores e a comissão sindical".

"Apesar de não ter sido possível chegar a acordo com a comissão sindical, que muito lamenta, a administração decidiu avançar com um aumento de 3,5% para todos os trabalhadores, com efeitos retroativos a janeiro do presente ano, sendo que no ano de 2023 o aumento fixou-se nos 4,7%", é indicado Na nota.

Confrontado com estes dados, Mário Matos reiterou que as propostas da empresa não foram ao encontro da dos trabalhadores, manifestando disponibilidade para "continuar a negociar".

O sindicalista disse ainda que não foi contactado pela administração desde que se iniciou a greve, mas que irá, no final da paralisação, solicitar uma reunião.

Leia Também: Nova adesão "massiva" no segundo dia da greve parcial na EMEL

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório