Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 24º

Apoio para alojamento alargado a estudantes deslocados sem bolsa

O Conselho de Ministros aprovou hoje um apoio ao alojamento para os estudantes deslocados do ensino superior sem bolsa, correspondente a 50% do valor do complemento atribuído a bolseiros.

 Apoio para alojamento alargado a estudantes deslocados sem bolsa
Notícias ao Minuto

13:56 - 23/05/24 por Lusa

Economia Alojamento

"O Conselho de Ministros tomou medidas que reforçam a capacidade de alojamento estudantil (...) e o alargamento dos apoios para estudantes que requerem e necessitam de alojamento estudantil", anunciou o primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Na mesma conferência de imprensa, no final da reunião do Conselho de Ministros, em Braga, a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, especificou que o apoio corresponde a 50% do complemento de alojamento atualmente atribuído a estudantes bolseiros.

A medida vai abranger os estudantes que não têm acesso a bolsa e cujo rendimento 'per capita' da família varie entre 836 euros e 1.018 euros mensais.

Atualmente, o valor do complemento de alojamento pago aos estudantes bolseiros que não obtenham vaga nas residências públicas varia entre 264,24 euros e 456,41 euros, em função da cidade.

Além deste apoio, o Governo vai reforçar a oferta de camas, disponibilizando 709 camas em Pousadas da Juventude e instalações do INATEL.

A ministra Margarida Balseiro Lopes adiantou ainda que o executivo está a trabalhar, em articulação com as instituições de ensino superior, para identificar camas em entidades dos setores público, privado e social que serão custeadas pelo Estado.

"Este segundo eixo de financiamento para protocolos terá um valor de cerca de 5,5 milhões de euros", referiu.

Em relação ao ensino superior, o Conselho de Ministros aprovou também o alargamento das bolsas de estudo.

Segundo explicou a ministra, do rendimento dos trabalhadores-estudantes, serão isentos "até 14 salários mínimos nacionais".

Leia Também: Jovens. Aprovada garantia de até 15% do valor de aquisição da casa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório