Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 24º

Comissão Europeia multa Mondelez Internacional em 337,5 mihões de euros

A Comissão Europeia multou hoje a multinacional Mondelez Internacional, que detém marcas como as bolachas Oreo e o chocolate Toblerone, em 337,5 milhões de euros por violação das regras da concorrência na União Europeia (UE).

Comissão Europeia multa Mondelez Internacional em 337,5 mihões de euros
Notícias ao Minuto

10:28 - 23/05/24 por Lusa

Economia Multa

O executivo comunitário concluiu, após uma investigação, que a Mondelez, com sede nos Estados Unidos, violou as regras de concorrência da UE ao envolver-se em acordos anticoncorrenciais ou práticas concertadas com o objetivo de restringir o comércio transfronteiriço de vários produtos de chocolate, bolachas e café e também ao abusar da sua posição dominante em certos mercados nacionais de venda de tabletes de chocolate.

Em conferência de imprensa, a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, adiantou que Bruxelas concluiu que "a Mondelez restringiu ilegalmente os retalhistas de se abastecerem destes produtos em Estados-membros onde os preços são mais baixos", o que permitiu manter preços mais elevados, o que "prejudicou os consumidores, que acabaram por pagar mais pelo chocolate, bolachas e café".

A empresa é responsável por 22 acordos ou práticas concertadas anticoncorrenciais e por abuso de posição dominante no mercado e as infrações abrangeram uma grande parte da UE, tendo durado entre 2006 e 2020, com exceção dos produtos de café que a multinacional alienou em 2015.

A Comissão concluiu, segundo um comunicado, que as práticas ilegais da Mondelez impediram os retalhistas de se poderem abastecer livremente de produtos nos Estados-membros com preços mais baixos e dividiram artificialmente o mercado interno.

O objetivo da Mondelez, considerou, era evitar que o comércio transfronteiras conduzisse a reduções de preços em países com preços mais elevados.

A cooperação com a investigação valeu à empresa uma redução de 15%, para os 337,5 milhões de euros, na coima inicialmente prevista.

A Mondelez detém marcas de chocolates como a Côte d'Or, Milka e Toblerone, bem como de bolachas como Oreo e TUC.

Leia Também: Recuperação económica da zona euro acelera em maio

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório