Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 25º

Montepio fixa condições finais de emissão de 250 milhões em dívida sénior

O Montepio fixou as condições finais de uma emissão de 250 milhões de euros em títulos representativos de dívida sénior preferencial, com um prazo de quatro anos e taxa de juro fixa de 5,625%, segundo um comunicado ao mercado.

Montepio fixa condições finais de emissão de 250 milhões em dívida sénior
Notícias ao Minuto

18:58 - 22/05/24 por Lusa

Economia Montepio

Na nota, publicada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Caixa Económica Montepio Geral informou que "fixou as condições finais de uma emissão de títulos representativos de dívida sénior preferencial no montante de 250 milhões de euros, ao abrigo do seu Programa de EMTN (Euro Medium Term Note)".

Este programa é elegível para "o cumprimento do requisito mínimo de fundos próprios e passivos elegíveis (na sigla inglesa MREL - Minimum Requirement for own funds and Eligible Liabilities)", disse a instituição, salientando que "a liquidação terá lugar a 29 de maio de 2024".

Segundo o Montepio, "a emissão tem um prazo de 4 anos, com opção de reembolso antecipado" no final do terceiro ano, "um preço de emissão de 99,755% e uma taxa de juro fixa de 5,625% ao ano até à data de exercício da opção de reembolso antecipado".

A instituição disse que "se a emissão não for reembolsada antecipadamente, a taxa de juro para o período remanescente será indexada à Euribor a 3 meses adicionada de um spread de 2,6%".

O Montepio revelou ainda que a colocação "registou um interesse muito elevado por parte dos investidores, tendo a procura superado em mais de 6 vezes o montante da oferta, e a alocação final sido feita junto de 127 investidores institucionais".

Estes investidores estão localizados no Reino Unido (40%), Ibéria (27%), França (10%), Itália (8%) e Alemanha (5%) entre outros, disse.

De acordo com o Montepio, esta emissão "constitui uma das medidas previstas no plano estratégico definido pelo Banco Montepio, colocando os seus rácios de MREL acima dos requisitos regulamentares que terão de ser cumpridos em janeiro de 2025".

Leia Também: Acionistas do Montepio aprovam distribuição de 6 milhões em dividendos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório