Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Petrobras perde 6.083 milhões em valor de mercado num único dia

A Petrobras, a maior empresa petrolífera do Brasil, perdeu na quarta-feira quase 6.083 milhões de euros em valor de mercado num único dia, após a decisão do Governo de Lula da Silva de substituir o presidente da estatal.

Petrobras perde 6.083 milhões em valor de mercado num único dia
Notícias ao Minuto

08:30 - 16/05/24 por Lusa

Economia Petrobras

A demissão do presidente da petrolífera, Jean Paul Prates, anunciada na noite de terça-feira, provocou uma forte queda das ações da petrolífera, com os investidores a temerem que a empresa sofra uma nova intervenção política.

As ações ordinárias e preferenciais da Petrobras caíram 6,8% e 6,0%, respetivamente, na bolsa de valores de São Paulo na quarta-feira.

Perante a forte desvalorização, o valor de mercado da Petrobras caiu de 97.090 milhões de euros na terça-feira para cerca 91.020 milhões de euros na quarta-feira.

A saída de Prates surge após meses de divergências com alguns ministros do executivo de Lula da Silva sobre a gestão da empresa e sobretudo sobre o destino dos lucros, uma vez que o presidente cessante defendia uma maior distribuição de dividendos e o Governo d deixou claro que prefere que os lucros sejam reinvestidos.

A petrolífera é controlada pelo Estado brasileiro, mas tem ações negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madrid.

Leia Também: Cotação do Brent para entrega em julho sobe 0,45% para 82,75 dólares

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório